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metadata.teses.dc.title: Proposta de intervenção para a melhoria da coleta seletiva no IFSudeste MG – Câmpus Barbacena
metadata.teses.dc.title.alternative: Intervention proposal to improve the selective collection in IFSudeste MG – Campus Barbacena
metadata.teses.dc.creator: Campos, Ana Carolina Moraes
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, André Geraldo Cornélio
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ribeiro, André Geraldo Cornélio
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Franco, Camila Silva
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Silva, Karina Heck da
metadata.teses.dc.subject: Resíduos sólidos – Reciclagem
Educação ambiental
Solid wastes – Recycling
Environmental education
metadata.teses.dc.date.issued: 28-Mar-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: CAMPOS, A. C. M. Proposta de intervenção para a melhoria da coleta seletiva no IFSudeste MG – Câmpus Barbacena. 2018. 233 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: As universidades e as instituições de ensino da rede técnica federal são comunidades que impactam significativamente o meio onde estão inseridas. Devido à natureza de suas atividades, geram quantidades significativas de efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas de composições químicas diversas que, quando não geridas adequadamente, acarretam diferentes impactos negativos, tanto ambientais quanto econômicos e sociais. Objetivou-se avaliar a influência de intervenção educacional na eficiência do Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS) existente no câmpus Barbacena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG). Foram realizadas as seguintes etapas de intervenção educacional: aplicação de questionários de avaliação sobre a percepção ambiental da comunidade discente, incursão em sala de aula e reunião com os servidores responsáveis pela limpeza do câmpus. Para avaliar a influência dessas etapas no descarte dos resíduos, foram realizadas composições gravimétricas dos resíduos descartados nos coletores externos existentes na instituição. Além disso, foi estudada a substituição do conjunto de coletores externos com cinco compartimentos (papel, plástico, metal/vidro, matéria orgânica e não recicláveis) para o conjunto com dois compartimentos (recicláveis e não recicláveis) em dez locais que apresentaram as menores taxas de segregação e descarte adequados. Para isso, foi avaliada a diferença entre a porcentagem de resíduos descartados corretamente e resíduos potencialmente recicláveis, antes e depois das intervenções propostas. Os dados obtidos foram analisados por meio de medidas estatísticas de tendência central e dispersão, e testados utilizando-se testes estatísticos apropriados. Após as intervenções educacionais em sala de aula e junto aos colaboradores do serviço de limpeza, a porcentagem de resíduos descartados corretamente aumentou de 46,50% para 66,13% (r = 0,44), assim como o percentual de resíduos potencialmente recicláveis (de 40,04% para 52,21%, r = 0,12). O resultado dos questionários mostra que há uma percepção ambiental por parte da comunidade acadêmica, pois, de 25 questões analisadas, 15 apresentaram diferença estatisticamente significativa no número de acertos. A proposta de coletor externo com dois compartimentos (recicláveis e não recicláveis) se apresentou melhor que o de cinco compartimentos, uma vez que houve um aumento de 29,72% de resíduos descartados corretamente. Em contraponto, não houve um aumento no potencial de resíduos recicláveis, apresentando, em média, uma queda de 9,89%. Logo, foi possível concluir que a intervenção educacional proposta no presente trabalho teve impacto positivo no descarte de resíduos recicláveis e na percepção ambiental por parte da comunidade acadêmica da IFSUDESTE-MG. Sendo assim, ressalta-se a importância de o PCSS estar associado a programas de educação ambiental, com foco contínuo em atividades que estimulem a participação de toda a comunidade acadêmica.
metadata.teses.dc.description.abstract: The universities and educational institutions of the federal technical network are communities that significantly impact the environment in which they are inserted. Due to the nature of their activities, they generate significant quantities of effluents, solid wastes and atmospheric emissions of diverse chemical compositions, when not properly managed result in different negative impacts like environmental, as well as economic and social. The study’s objective was to evaluate the educational intervention influence on the Solidary Selective Collection Program (PCSS) efficiency in the Barbacena campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais (IFSUDESTE MG). The following educational intervention stages were carried out: applications of questionnaires to evaluate environmental perception, classroom incursion and meeting with the servers responsible for cleaning the campus. In order to evaluate the influence of these stages in the waste disposal, gravimetric compositions of the discarded residues were carried out in the external collectors available in the institution. In addition, it was studied the substitution of the external collectors set with five compartments (paper, plastic, metal / glass, organic matter and non-recyclable) for the two-compartment set (recyclable and non-recyclable) in ten sites that shows the lowest rates segregation and disposal. For this, the difference between the percentage of correctly discarded waste and potentially recyclable waste was evaluated, before and after the proposed interventions. The data obtained were analyzed by statistical measures of central tendency and dispersion, and tested using appropriate statistical tests. After the educational interventions in the classroom and with the employees of the cleaning service, the percentage of correctly discarded waste increased from 46.50% to 66.13% (r = 0.44), as well as the percentage of potentially recyclable waste (from 40.04% to 52.21%, r = 0.12). The questionnaires result shows that there is an environmental perception on the academic community part, once of 25 questions analyzed, 15 presented a statistically significant difference in the number of correct answers. A proposed two-compartment external collector (recyclable and non-recyclable) presented better than the five compartments, once it is a 29.72% increase in waste correctly disposed. On the other hand, there was no increase in the recyclable waste potential, with a 9.89% decrease on average. Therefore, it was possible to conclude that the educational intervention proposed in the present study had a direct impact on the recyclable waste discarding and on environmental perception by the academic community of IFSUDESTE-MG. Thus, it emphasizes the importance of PCSS be associated with environmental education programs, with a continuous focus on activities that stimulate the participation of the entire academic community.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30837
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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