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metadata.eventos.dc.title: Programas de estágio como estratégia de criação de conhecimento às mpe’s: uma realidade ou um desafio?
metadata.eventos.dc.creator: Souza, Donizeti Leandro de
Zambalde, André Luiz
Sousa, Jorgiane Suelen de
Corrêa, Robert Delano de Souza
Oliveira, Nivaldo
metadata.eventos.dc.subject: Criação do conhecimento
Programas de estágio.
Micro e pequena empresa
metadata.eventos.dc.date.issued: 2012
metadata.eventos.dc.identifier.citation: SOUZA, D. L. et al. Programas de estágio como estratégia de criação de conhecimento às mpe’s: uma realidade ou um desafio? In: SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA-USP, 2012.
metadata.eventos.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de criação de conhecimento nas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) através de programas de estágio, identificando se, na prática, estes programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa semiestruturada, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s no município de Pouso Alegre-MG no ano de 2011, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio através de uma perspectiva de criação de conhecimento. Apesar da possibilidade de construção de conhecimentos por intermédio de programas de estágio, foi evidenciado como grande dificultador o desconhecimento de empresários sobre benefícios que transcendem o paradigma de que estágios se tornam atrativos, apenas por representar uma forma de “mão de obra barata”, o que contribui para a fragilidade de muitos destes programas. Ademais, espera-se com este estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, quando bem geridos, em conjunto com estudantes e instituições de ensino, através do aprendizado e práticas de competências específicas de cada organização em particular.
metadata.eventos.dc.description.abstract: The aim of this article is to analyze the possibility of creating knowledge in Micro and Small Enterprises (MSEs) by using internship programs, verifying whether such programs are actually focused on organizational training or as a mere strategy for reducing company costs. As a design for this present study, a qualitative semi-structured survey was applied to businessmen and interns in the town of Pouso Alegre, MG, in 2011, with special attention to the managerial internship programs through a perspective of knowledge creation. In spite of the existing possibility of constructing knowledge through internship programs, were highlighted as major impediment, the managers' non-awareness about the benefits that transcend the notion that offering training opportunities becomes attractive only because it represents a kind of "cheap labor", which contributes to the frailness of many of these programs. Furthermore, the expectations of this study is to contribute positively in order to expose internship programs as a vital strategy to MSEs, especially when properly managed together with students and educational institutions through learning the specific skills of each particular organization
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
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