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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.creatorCamargo, Ricardo Leite-
dc.creatorBronzatto, Maurício-
dc.creatorAssis, Eliasaf Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-11-09T15:15:56Z-
dc.date.available2018-11-09T15:15:56Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationCARNEIRO, K. T. et al. A terceira margem do rio: uma perspectiva equilibrada da competitividade no âmbito do ensino da educação física. Revista Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 2, p. 80-92, maio/ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4964pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31697-
dc.description.abstractThe present essay discusses the competitiveness as from a systemic and complex approach. In a special way reflects on how the theme is being conceived in the teaching of physical education and is proposing a new look to it in these fields. The Competitiveness is dealt as a condition to overcome personal interdicts in social life, to achieve self-discipline and promote mutual collaboration. By means of the game, competitiveness arise as a promising space of ethical and humanizing development and constitutes himself as a possibility of sharing collective projects and practical exercise of the virtues.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPortal da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Corpoconsciênciapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA terceira margem do rio: uma perspectiva equilibrada da competitividade no âmbito do ensino da educação físicapt_BR
dc.title.alternativeThe third river margin: a balanced perspective of competitiveness in the context of teaching of physical educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio discute a competitividade a partir de uma abordagem sistêmica e complexa. De modo especial, reflete sobre como o tema vem sendo concebido no ensino da Educação Física e propõe um novo olhar para ele nesses domínios. A competitividade é abordada como uma condição de superar interditos pessoais na vida social, alcançar autodisciplina e promover colaboração mútua. Por meio do jogo, a competitividade desponta como um espaço promissor de desenvolvimento ético e humanizador e se constitui como possibilidade de compartilhamento de projetos coletivos e exercício prático das virtudes.pt_BR
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