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metadata.artigo.dc.title: Estratégia como prática discursiva: uma análise das práticas ambientalistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
metadata.artigo.dc.creator: Andrade, Lilia Paula
Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Baeta, Odemir Vieira
metadata.artigo.dc.subject: Estratégia como prática
Responsabilidade ambiental
Análise crítica de discurso
Strategy as practice
Environmental responsibility
Critical Discourse Analysis
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade de São Paulo
metadata.artigo.dc.date.issued: May-2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ANDRADE, L. P. et al. Estratégia como prática discursiva: uma análise das práticas ambientalistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 2-18, maio/ago. 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias como práticas discursivas de responsabilidade ambiental da UFLA (Universidade Federal de Lavras) tendo em vista o seu contexto macrossocial e histórico. Para essa compreensão foi feita uma Análise Crítica do Discurso (ACD) das práticas discursivas ambientalistas desta instituição. Percebeu-se uma reprodução discursiva de elementos socialmente e historicamente construídos. Foi revelada também uma transformação discursiva que tem provocado na universidade novos efeitos a partir da década de 2000. Foi perceptível a influência tanto de características micro organizacionais como também do contexto macrossocial nestas práticas estratégicas.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This study aims to analyze strategies and environmental responsibility practices by Federal University of Lavras (Ufla), regarding their macro-social and historical context. To this end, we applied a Critical Discourse Analysis (ACD) of environmentalist’s discursive practices of this institution. The evidences indicate a discursive reproduction of social and historical elements. Furthermore, we find a discursive transformation that has caused new effects on the university since the 2000s. Finally, the results suggest the influence of both micro organizational characteristics and macro-social context.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/1129
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31707
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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