Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Camila Sandim de-
dc.creatorRodrigues, Luciana Azevedo-
dc.date.accessioned2018-11-23T11:19:19Z-
dc.date.available2018-11-23T11:19:19Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationCASTRO, C. S. de; RODRIGUES, L. A. Disciplina e indisciplina escolar em tempos de sociedade excitada. Impulso, Piracicaba, v. 26, n. 67, p. 23-27, set./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/2607pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31895-
dc.description.abstractThis work proposes the critical view of Brazilian pedagogic approaches on school discipline and indiscipline based on contemporary studies that discuss the transformations of human perception originated from the development of media culture. With the intent of contributing in the study of these changes in the pedagogic field, this work is organized in three parts. The first section presents the approaches of school discipline and indiscipline performed in the Graduation Programs in Education in Brazil, during the period of 2009 and 2013. The second discusses on the thoughts of Adorno and Türcke regarding the cultural changes in the development of capitalism and its manifestations over human perception. The third and last section, supported by the thoughts of these philosophers, problematizes the pedagogic studies, especially for not discussing discipline and indiscipline within a dialectic relation with social transformations and perspectives occurred and in course of contemporary culture.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Metodista de Piracicabapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceImpulsopt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.subjectSociedade excitadapt_BR
dc.subjectSchool disciplinept_BR
dc.subjectSchool disciplinept_BR
dc.subjectSemiformationpt_BR
dc.subjectExcited societypt_BR
dc.titleDisciplina e indisciplina escolar em tempos de sociedade excitadapt_BR
dc.title.alternativeSchool discipline and indiscipline in times of excited societypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a ler criticamente as abordagens pedagógicas brasileiras sobre a disciplina e a indisciplina escolar fundamentando-se em estudos contemporâneos que discutem as transformações da percepção humana decorrentes do desenvolvimento da cultura midiática. Com o intuito de contribuir para o estudo destas mudanças no campo pedagógico, o trabalho está organizado em três partes. A primeira seção apresenta as abordagens de disciplina e indisciplina escolar realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil no período de 2009 a 2013. A segunda seção discorre sobre o pensamento de Adorno e Türcke em relação às modificações culturais no desenvolvimento do capitalismo e suas manifestações sobre a percepção humana. A terceira e última seção, apoiada no pensamento destes filósofos, problematiza os estudos pedagógicos especialmente por não discutirem a disciplina e a indisciplina dentro de uma relação dialética com as transformações sociais e perceptivas ocorridas e em curso na cultura contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.