Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32028
metadata.teses.dc.title: Tecnologia recomendada como alternativa na combinação de atividades agrícolas sob condições de risco na microrregião 328 - Passo Fundo (RS)
metadata.teses.dc.creator: Zang, Nelson
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Silveira, Jose Vitor
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Reis, Antônio João dos
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Reis, Ricardo Pereira
metadata.teses.dc.subject: Inovações tecnológicas
Administração de risco
Inovações agrícolas
Administração rural
Rio Grande do Sul
metadata.teses.dc.date.issued: 19-Nov-2018
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE)
metadata.teses.dc.identifier.citation: ZANG, N. Tecnologia recomendada como alternativa na combinação de atividades agrícolas sob condições de risco na microrregião 328 - Passo Fundo (RS). 1983. 150 p. Tese (Mestrado em Administração Rural) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1983.
metadata.teses.dc.description.resumo: O objetivo geral deste trabalho relaciona-se com a identificação de combinações culturais alternativas para a exploração agrícola na Microrregião 328 - Passo Fundo (RS). Especificamente, determinou-se as combinações ótimas de atividades, considerando neutralidade e aversão a risco. Introduziu-se, como alternativa, a adoção de tecnologia recomendada para o cultivo de soja e trigo, identificando novamente as combinações ótimas. Com parou-se, então, as duas tecnologias, em termos de comportamento alternativo dos produtores. A área em estudo situa-se na região centro-norte do Estado do Rio Grande do Sul e constituíram-se o universo da pesquisa todos os produtores com área entre 10 e 200 ha, cadastrados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, no Município de Carazinho. representativo da Microrregião 328. O modelo teórico utilizado é o da Teoria do "Portfólio" que incorpora, através do modelo matemático de programação quadrática, o risco na programação linear. O risco foi considerado através da matriz de variância-covariancia do retorno obtido,por atividade, nos anos de 1960 a 1980. Utilizou-se a técnica da empresa representativa para identificar os recursos restritivos e considerados para obter a combinação ótima das atividades modais dos estratos. A tecnologia atual foi identificada pela utilização media dos fatores na produção, por unidade de área. Constatou-se a possibilidade de redução do risco envolvi do, através da introdução de atividades alternativas com potencialidade para tal. O recurso restritivo parece ser a terra nos estratos que correspondem às propriedades com área de 10 a 50 ha. Nas propriedades com área de 50 a 200 ha parece que o recurso restritivo e o capital de giro próprio, passando a ser terra, quando simulada a existência de capital de giro. A renda esperada máxima, a partir do obtido nos anos de 1960 a 1980, parece ser positiva nos estratos I e II (áreas de 10 a 50 ha) e próxima de zero nos demais. ' Como alternativas para aumentar a renda máxima esperada identificou-se: o milho que, com produtividade media de 3.745 kg/ ha no estrato II, passou a ser neste estrato a atividade principal; a soja com tecnologia recomendada que, nos estratos referentes a áreas entre 50 e 200 ha, parece possibilitar melhora substancial na renda máxima esperada. A soja, não apresentou resultados promissores com a tecnologia atual, variando a performance de estrato a estrato. O trigo, uma das três culturas estudadas, com sua tecnologia recomendada não apresentou resultados promissores como alternativa, tanto para redução do risco envolvido, quanto para aumentar a renda máxima esperada.
metadata.teses.dc.description.abstract: Indisponível
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32028
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.