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metadata.teses.dc.title: Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
metadata.teses.dc.title.alternative: Using light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-rays
metadata.teses.dc.creator: Santos, Cinara Maria dos
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6723981821794100
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Leitão, Ulisses Azevedo
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Libardi, Helena
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Toti, Frederico Augusto
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Marineli, Fábio
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Charret, Iraziet da Cunha
metadata.teses.dc.contributor.referee4: Leitão, Ulisses Azevedo
metadata.teses.dc.subject: Atividades experimentais
Difração da luz
Difração de raios X
Sequência didática
Estrutura cristalina
Experimental activities
Light diffraction
Crystal structure
X-ray diffraction
Didactic sequence
metadata.teses.dc.date.issued: 5-Dec-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: SANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: O uso de atividades experimentais em sala de aula possibilita interesse e desenvolvimento de habilidades, viabilizando melhor compreensão dos conceitos científicos, além de direcionar o entendimento sobre vários aspectos da ciência. Nesta perspectiva, este trabalho propõe uma sequência didática que adota como metodologia atividades experimentais investigativas, por meio da abordagem de temas como difração e interferência, visando à construção de materiais didáticos de fácil acesso. As atividades objetivam discutir sobre a determinação de estruturas cristalinas por difração de raios X, utilizando como analogia a difração da luz. A sequência didática foi aplicada em cinco etapas, constituídas por nove aulas, as quais foram desenvolvidas em uma escola pública em conjunto com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos durante as atividades foram avaliados tendo como referencial teórico a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000), buscando indícios da evolução destes perfis conceituais, no que tange aos conceitos de estruturas cristalinas.
metadata.teses.dc.description.abstract: The use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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