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metadata.artigo.dc.title: Environmental perception as a tool to predict pro-environmental actions
metadata.artigo.dc.creator: Freitas, Mirlaine Rotoly de
Macedo, Renato Luiz Grisi
Freitas, Matheus Puggina de
metadata.artigo.dc.subject: Environmental perception
Environmental complexity
Socioecological system
Percepção ambiental
Complexidade ambiental
Sistema socioecológico
metadata.artigo.dc.publisher: Rede Brasileira de Educação Ambiental
metadata.artigo.dc.date.issued: 2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FREITAS, M. R. de; MACEDO, R. L. G.; FREITAS, M. P. de. Environmental perception as a tool to predict pro-environmental actions. Revbea, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 355-360, 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A percepção ambiental possui diferentes níveis de complexidade, os quais estão relacionados com o grau de ações pró-ambientais. As percepções ambientais podem ser obtidas de diversas maneiras, com ênfase particular, neste trabalho, em desenhos sobre meio ambiente e réguas de intensidade. Esses métodos podem ser aplicados em, por exemplo, estudantes e agricultores, com o intuito de compreender o seu estágio de concepção ambiental, bem como para prever a categoria de suas prováveis ações pró-ambientais. Práticas de ensino podem ser traçadas a partir desses resultados para tornar as ações pró-ambientais mais eficazes no curto, médio e longo prazo. O método é concisamente descrito neste trabalho e tem sido aplicado em alguns estudos de caso reportados pelos autores em outros meios de comunicação, com o objetivo de capturar a percepção ambiental, como uma ferramenta de previsão do grau de significância das ações pró-ambientais.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Environmental perception may have different levels of complexity, which have been related to the meaningfulness of pro-environmental actions. Environmental perceptions can be captured using different approaches, with particular emphasis in this work on drawings about environment and intensity rulers. This method can be applied to e.g. students and farmers in order to understand their stage of environmental awareness, as well as to predict the category of their possible pro-environmental actions. Teaching routines can be traced from these outcomes to improve the efficacy of pro-environmental actions in the short, medium and/or long term. The method is concisely described in this work and has been applied in a collection of case studies reported by us elsewhere, in order to capture the environmental perception as a tool to predict the meaningfulness of pro-environmental actions.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4755
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32798
metadata.artigo.dc.language: en_US
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