Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33063
metadata.teses.dc.title: Factores críticos de éxito en la comercialización de tecnologias: estudio en universidades públicas brasileñas
metadata.teses.dc.title.alternative: Fatores críticos de sucesso na comercialização de tecnologias: estudo em universidades públicas brasileiras
metadata.teses.dc.creator: González, Jaqueline Vargas
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7300039488794718
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Zambalde, André Luiz
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Zambalde, Andre Luiz
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Castro, Cleber Carvalho de
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Grützmann, André
metadata.teses.dc.contributor.referee4: Costa , Helio Lemes
metadata.teses.dc.contributor.referee5: Benedicto, Samuel Carvalho de
metadata.teses.dc.subject: Transferencia de tecnología
Comercialización tecnológica
Universidades
Licenciamiento
Patentes
Transferência de tecnologia
Comercialização tecnológica
Licenciamento
metadata.teses.dc.date.issued: 26-Feb-2019
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: GONZÁLEZ, J. V. Factores críticos de éxito en la comercialización de tecnologias: estudio en universidades públicas brasileñas. 2019. 146 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Nesta tese buscou-se propor um modelo para identificar, estudar, analisar e avaliar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) na comercialização de tecnologias em Universidades públicas brasileiras. Isso é justificado pela crescente demanda para que as u niversidades contribuam mais ativamente para o desenvolvimento econômico e social de um país, levando os resultados associados ao conhecimento científico e tecnológico para o mercado e sociedade. A tese encontra-se estruturada em forma de artigos, sendo produzidos três artigos. O artigo 1 (FCS na comercialização de tecnologias em universidades: revisão bibliográficamétrica e sistemática) se fundamentou em uma revisão bibliográficamétrica e sistemática de literatura (RSL) e permitiu identificar e categorizar as principais áreas, as quais as Universidades devem priorizar investimentos e ações visando ao sucesso no contexto da comercialização de tecnologias. Os resultados desse primeiro artigo abriram caminho para o desenvolvimento do Artigo 2 (FCS na comercialização de tecnologias em universidades: Framework Radar). Trata-se da proposição de um modelo, associado ao gráfico radar, para uso em investigações e atividades relacionadas à comercialização de tecnologias. Este foi elaborado com base nas informações ori ginárias da RSL que foram levadas à análise e avaliação por especialistas, via utilização de roteiro semiestruturado e entrevistas, fundamentando discussões, sugestões e aperfeiçoamentos. O “Framework radar dos FCS” é composto por quatro dimensões e dezesseis fatores que são: i) Estratégia e gestão: políticas públicas e governamentais, estratégia e planejamento estratégico, participação da alta direção e propriedade intelectual; ii) Cultura e estrutura: cultura organizacional, formação empreendedora, suport e tecnológico, apoio empreendedor; iii) Mercado e tecnologias: orientação ao mercado, relações universidade-empresa, qualidade e aplicabilidade das tecnologias, difusão de tecnologias; iv) Competências individuais: produção, reputação e qualidade científica, know -how em inovação, investigadores com perfil empresarial e competência na resolução de problemas do mundo real. Este framework permitiu uma pesquisa de campo, a qual deu origem ao Artigo 3 (Fatores Críticos de Sucesso para a comercialização de tecnologias em Universidades Públicas: Estudo Multi-caso no Brasil). Nesse artigo realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada com objetivos descritivos e abordagem qualitativa associada à metodologia designscience e estudo multi-caso, junto a onze Universidades públicas, localizadas no Sul do Estado de Minas Gerais – Brasil. Verificou-se que estas Universidades têm limitações relacionadas à Estratégia e Gestão, especialmente provocadas pela instabilidade de políticas públicas, e Mercado e Tecnologias considerando a ausência de direcionamento ao mercado e de adequada difusão das tecnologias desenvolvidas. Por outro lado, destaque positivo para Cultura e Estrutura, considerando o fator apoio empreendedor e Competências Individuais com o fator produção, reputação e qualidade científica. Cabe ressaltar que com esses três artigos buscou-se cobrir uma lacuna na literatura, relacionada à definição, adequação e aplicação de um artefato de apoio às áreas relacionadas com a comercialização de tecnologias em Universidades. Enfim, tem-se uma proposta de avanço metodológico, associada a fatores críticos de sucesso, com abordagem empírica e de fácil adaptação e aplicação em todo o mundo. Um framework radar para identificar FCS a ser utilizado visando contribuir para que processos relacionados ao empreendedorismo, à comercialização e à inovação alcancem eficiência e eficácia no contexto atual e real das Universidades.
metadata.teses.dc.description.abstract: RESUMENEn esta tesis se buscó proponer un modelo para identificar, estudiar, analizar y evaluar los factoes críticos de éxito para la comercialización de tecnologías en universidades públicas brasileñas. Justificada por la creciente demanda para q ue las universidades contribuyan más activamente al desarrollo económico y social de un país, llevando los resultados asociados al conocimiento científico y tecnológico para el mercado y la sociedad. La tesis se estructura con tres artículos. El artículo 1 (FCE en la comercialización de tecnologías en universidades: revisión bibliométrica y sistemática) se fundamentó en una revisión bibliométrica y sistemática de literatura (RSL), permitió identificar y categorizar las principales áreas a las cuales las Universidades deben priorizar inversiones y acciones para el éxito en el contexto de la comercialización. Los resultados dieron origen al artículo 2 (FCE en la comercialización de tecnologías en universidades: Framework Radar). Donde se propone un modelo, asociado al gráfico radar, para uso en investigaciones y actividades relacionadas comercialización de tecnologías. Este fue elaborado con base en la RSL y llevado a análisis y evaluación por especialistas, vía el uso de un guion y entrevistas, fundamentando discusiones, sugerencias y mejoras. El "Framework radar de los FCE" se compone de cuatro dimensio nes y dieciséis factores: i) Estrategia y gestión: políticas públicas y gubernamentales, estrategia y planificación estratégica, participación de la alta dirección y propiedad intelectual; ii) Cultura y estructura: cultura organizacional, formación emprendedora, soporte tecnológico, apoyo emprendedor; iii) Mercado y tecnologías: orientación al mercado, relaciones universidad empresa, calidad y aplicabilidad, difusión de tecnologías; iv) Competencias individuales: producción, reputación y calidad científica, know-how en innovación, investigadores con perfil empresarial y competencia en la resolución de problemas del mundo real. Este marco permitió una investigación de campo, la cual dio origen al Artículo 3 (FCE para la comercialización de tecnologías en Universidades Públicas: Estudio Multi-caso en Brasil). Aquí se realizó una investigación de naturaleza aplicada con o bjetivos descriptivos y enfoque cualitativo asociada a metodología design-science y estudio multi-caso, a once Universidades públicas, ubicadas en Minas Gerais - Brasil. Se verificó que estas Universidades tienen limitaciones relacionadas a la Estrategia y Gestión, especialmente provocadas por la inestabilidad de políticas públicas, y Mercado y Tecnologías considerando la ausencia de direccionamiento al mercado y de la adecuada difusión de las tecnologías desarrolladas en las Universidades. Por otro lado, destaca positivamente Cultura y Estructura considerando el factor apoyo emprendedor y Competencias Individuales con el factor producción, reputación y calidad científica. Con estos tres artículos se buscó cubrir un vacio en la literatura, relacionada a la definición, adecuación y aplicación de un art efacto de apoyo a las áreas relacionadas con la comercialización de tecnologías. En fin, se tiene una propuesta de avance metodológico, asociada a FCE, con enfoque empírico y de fácil adaptación y aplicación en todo el mundo. Un Framework radar para identificar FCE a ser utilizado para contribuir a que procesos relacionados con el emprendurismo , la comercialización y la innovación alcancen eficiencia y eficacia en el contexto actual y real de las Universidades.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33063
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: spa
Appears in Collections:DAE - Administração - Doutorado (Teses)



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