Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:00:02Z-
dc.date.available2019-03-01T14:00:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTEIRO, J. A.; PAULA, A. A. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. “O pássaro cativo” e a educação ambiental crítica: uma reflexão sobre a formação inicial de professores a partir do poema de Olavo Bilac. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 1-13, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082714320181936.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33119-
dc.description.abstractThe present paper has the purpose of presenting and discussing an experience carried out by undergratuate students who are part of the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) of Biology, with students of a public school of the county of Lavras-MG, within the project Education Integral Integrated, more specifically in the discipline of Research and Intervention, where it was sought to work through the poem "The Captive Bird" of Olavo Bilac the environmental issue with a critical bias, discussing social, political, economic and environmental issues from wild animals trafficking. In addition, it seeks to discuss the importance of the initial teacher training to have a critical and reflexive bias, so that future teachers can effectively assist in the construction of subjects who act actively in society. The class was given to students in the 1st and 3rd year of high school and after the discussion the students who taught the class were asked to reflect on the practice and write how it relates to the initial teacher training. These reports were later analyzed using the qualitative research method, more specifically content analysis and categorization. The results show the relevance of the use of the poem in the critical formation of graduates and students, since working the issues that permeate the environment makes it possible to widen the perspective they have on reality, thus being able to understand it in its totality.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectArte no ensinopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectArt in teachingpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectArte en la enseñanzapt_BR
dc.subjectBilac, Olavo, 1865-1918pt_BR
dc.title“O pássaro cativo” e a educação ambiental crítica: uma reflexão sobre a formação inicial de professores a partir do poema de Olavo Bilacpt_BR
dc.title.alternative"The captive bird" and the critical environmental assessment: a reflection on the initial teacher training from the poem by Olavo Bilacpt_BR
dc.title.alternative"El pájaro cautivo" y la educación ambiental crítica: una reflexión sobre la formación inicial de profesores a partir del poema de Olavo Bilacpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma experiência realizada por licenciandos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia, com educandos de uma escola pública do município de Lavras – MG, dentro do projeto Educação Integral Integrada, mais especificamente na disciplina de Pesquisa e Intervenção, onde buscou-se trabalhar por meio do poema “O Pássaro Cativo” de Olavo Bilac a questão ambiental com um viés crítico, discutindo as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais a partir do tráfico de animais silvestres. Além disso, busca discutir a importância de a formação inicial de professores ter um viés crítico e reflexivo, para que assim os futuros docentes possam auxiliar de maneira efetiva na construção de sujeitos que atuem de maneira ativa na sociedade. A aula foi ministrada a alunos do 1º e 3º ano do ensino médio e após a discussão foi pedido aos discentes que ministraram a aula que fizessem uma reflexão da prática e escrevessem como ela se relaciona com a formação inicial de professores. Esses relatos posteriormente foram analisados utilizando o método de pesquisa qualitativa, mais especificamente a análise de conteúdo e categorização. Os resultados mostram a relevância da utilização do poema na formação crítica dos licenciandos e dos estudantes, pois trabalhar as questões que permeiam o ambiente possibilita que haja a ampliação do olhar que possuem acerca da realidade, conseguindo assim compreende-la em sua totalidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons