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metadata.teses.dc.title: E-participação nas fundações de amparo à pesquisa: percepção dos gestores sobre o papel das mídias sociais na participação dos cidadãos em ações de CT&I
metadata.teses.dc.title.alternative: E-participation in the research fostering foundations: perception of the managers on the role of social media in citizen participation in ST&I actions
metadata.teses.dc.creator: Andrade, Vitor Anacleto Rodarte
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/1372052457481599
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Grützmann, André
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ronelli, Dany Flávio
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Silva, Silvado Pereira da
metadata.teses.dc.subject: E-participação
Mídias sociais
Ciência, tecnologia e inovação
Fundações de amparo à pesquisa
E-participation
Social media
Technology and innovation
Research support foundations
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Mar-2019
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
metadata.teses.dc.identifier.citation: ANDRADE, V. A. R. E-participação nas fundações de amparo à pesquisa: percepção dos gestores sobre o papel das mídias sociais na participação dos cidadãos em ações de CT&I. 2019. 147 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: O uso das mídias sociais avançou por todas as camadas sociais com efeito na participação dos cidadãos nas discussões e decisões políticas. Esse avanço estimulou o crescimento de pesquisas para compreender o impacto das mídias sociais na e-participação. No âmbito das políticas e ações de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I, a aproximação dos cidadãos às políticas é um desafio para as instituições científicas e governamentais. As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais - FAPs têm demonstrado interesse em promover essa aproximação da ciência aos cidadãos para legitimar e ampliar os investimentos nas atividades científicas. Nesse contexto, as mídias sociais podem contribuir com a interação entre cidadãos, pesquisadores e instituições governamentais de CT&I. Neste estudo, Neste estudo, identificar elementos de e-participação com enfoque nas mídias sociais que promovam a participação dos cidadãos nas ações de CT&I no contexto das Fundações de Amparo à Pesquisa. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, demonstrando o panorama das publicações de e-participação com enfoque nas mídias sociais. Nessa revisão sistemática, foram classificados e analisados 110 artigos publicados no período de 2009 a 2016 indexados nas bases Web of Science, IEEE ou ScienceDirect. Esse panorama teórico foi utilizado para fundamentar a pesquisa com abordagem qualitativa nas Fundações de Amparo à Pesquisa. Nove organizações, sendo pelo menos uma Fundação de cada região do Brasil, participaram da pesquisa. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com os profissionais responsáveis pelos departamentos de comunicação das organizações. Os resultados da revisão sistemática de literatura demonstram uma predominância na utilização das mídias sociais para uma comunicação unidirecional governo-cidadão. Em menor volume, os artigos evidenciam avanços dos governos na realização de monitoramento eletrônico das mídias sociais para compreender o interesse dos cidadãos e a aceitabilidade de políticas públicas. No contexto das Fundações de Amparo à Pesquisa, as organizações investigadas apresentaram a disseminação de informações como forma predominante de e-participação nas mídias sociais. Essa forma de e-participação coaduna com a predominância de utilização das mídias sociais para uma comunicação unidirecional governo-cidadão identificada na revisão sistemática. Por outro lado, além da predominância na disseminação de informações, as mídias sociais são utilizadas para esclarecimento de dúvidas com interação entre as FAPs e os cidadãos. Foram identificados dois casos de participação mais efetiva com influência dos cidadãos nas decisões das organizações investigadas. Nesses dois casos, as mídias sociais, em especial o Facebook, intensificaram a participação dos cidadãos. A capacidade de intensificar as interações entre os pesquisadores, cidadãos e governo com a utilização de uma linguagem mais informal e acessível foi identificada como a principal contribuição das mídias sociais ao processo participativo nas ações de CT&I no contexto das FAPs. Para futuras pesquisas, destaca-se a necessidade de estudos para compreender o potencial dos pesquisadores e estudantes como facilitadores no processo participativo dos cidadãos nas ações e políticas de CT&I com o apoio das mídias sociais.
metadata.teses.dc.description.abstract: The use of social media has advanced across all social strata affecting citizen participation in political discussions and decisions. This advance stimulated the increase of research aiming to understand the impact of social media on e-participation. The approximation of the citizens to politics is a challenge for scientific and governmental institutions within the scope of Science, Technology, and Innovation (ST&I) policies and actions. The State Research Support Foundations (RSFs) have shown an interest in promoting the approach between science and citizens to legitimize and expand investments in scientific activities. In this context, social media can contribute to the interaction between citizens, researchers, and ST&I governmental institutions. This study aims to identify e-participation elements focusing on social media that promote citizen participation in ST&I actions in the context of the Research Support Foundations. To achieve this objective, we conducted a systematic review of the literature, demonstrating the panorama of e-participation publications focusing on social media. In this systematic review, we classified and analyzed 110 articles published from 2009 to 2016 and indexed in the Web of Science, IEEE or ScienceDirect databases. This theoretical panorama was used to substantiate the research with a qualitative approach to the Research Support Foundations. Nine organizations, with at least one Foundation from each region of Brazil, participated in the research. The data was collected through interviews conducted with the professionals responsible for the communication departments of the organizations. The results of the systematic review of literature show a predominance in the use of social media for a one-way government-citizen communication. At a smaller scale, the articles indicated advances made by governments in the electronic monitoring of social media to understand the interest of citizens and the acceptability of public policies. In the context of the Research Support Foundations, the investigated organizations disseminated information as a predominant form of e-participation in social media. This form of e-participation is consistent with the predominance of social media use for a one-way government-citizen communication identified in the systematic review. On the other hand, in addition to the predominance in disseminating information, social media are used to clarify doubts through the interaction between the RSFs and the citizens. We identified two cases of more effective participation with the influence of citizens in the decisions of the investigated organizations. In both cases, the social media, especially Facebook, have increased citizen participation. The ability to increase the interactions between researchers, citizens, and the government using a more informal and accessible language was the main contribution of social media to the participatory process in ST&I actions in the context of the RSFs. For future research, we highlight the need for understanding the potential that are researchers and students as facilitators in the citizen participatory process in ST&I actions and policies with the support of social media.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor, até março 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33229
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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