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dc.creatorVilas Boas, Lidiane do Amaral-
dc.date.accessioned2014-09-02T15:25:54Z-
dc.date.available2014-09-02T15:25:54Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.date.submitted2010-02-25-
dc.identifier.citationVILAS BOAS, L. do A. Eficiência energética de uma picadora de forragens em função do estado das facas e da utilização de motor diesel e elétrico. 2010. 57 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3414-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCorte de forragempt_BR
dc.subjectDemanda energéticapt_BR
dc.subjectCapim-elefantept_BR
dc.subjectEnsaio de máquinapt_BR
dc.subjectCut foragept_BR
dc.subjectEnergy demandpt_BR
dc.subjectElephant-grasspt_BR
dc.subjectTest machinept_BR
dc.titleEficiência energética de uma picadora de forragens em função do estado das facas e da utilização de motor diesel e elétricopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the energy use of a forage chopper in function of the state of the blades and the use of diesel engine and electric motorpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRabelo, Giovanni Francisco-
dc.publisher.programDEG - Departamento de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationMáquinas e Automação Agrícolapt_BR
dc.contributor.advisor1Volpato, Carlos Eduardo Silva-
dc.contributor.referee1Barbosa, Jackson Antonio-
dc.contributor.referee1Mattos, Roberto de-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de determinar a demanda energética e a qualidade do material picado de uma picadora de forragens estacionaria, alimentada com motor diesel e elétrico, em função do estado de afiação das facas, do tamanho de corte e da taxa de alimentação da máquina. Para isso foi instalado entre a picadora e o motor um transdutor de torque e a rotação medida com o auxílio de um tacômetro. O arranjo experimental foi um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, com 5 repetições. Os ensaios mostraram que a utilização da faca sega apresentou maiores valores médios de demanda de potência e de consumo específico e menores valores médios de capacidade de produção, além de apresentar qualidade de corte inferior ao corte realizado com a faca nova, demonstrando assim a necessidade da afiação das facas para obtenção de um melhor desempenho da máquina. A maior taxa de alimentação, que foi a com 9 colmos, apesar de ter apresentado maior demanda de potência, não apresentou maior consumo específico e, apresentou também, maior capacidade de produção. O motor que apresentou maior capacidade de produção foi o elétrico. O trabalho foi realizado nas dependências do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, Minas Gerais, Brasil, no período de novembro de 2009 a janeiro de 2010.pt_BR
dc.description.resumoThis work was developed with the objective of determining the energy use and the quality of the chopped material of a stationary forage chopper, powered by a diesel engine and electric motor, in function of the sharpness of the blades, the cut size and the feed rate of the machine. For that, a torque transducer was installed between the chopper and the motor and the rotation was measured with the aid of a tachometer. The experimental arrangement was a completely randomized design in a factorial outline, with 5 repetitions. The assays showed that the use of a dull blade presented higher average energy demand and specific consumption values and lower average production capacity values, besides presenting a cut quality inferior to that made with a new blade, thus demonstrating the need of the sharpness of the blades to obtain better machine performance. The highest feed rate, which was with 9 stalks, in spite of having presented higher energy demand, did not present higher specific consumption and also presented higher production capacity. The power source that presented higher production capacity was the electric motor. The work was conducted within the Engineering Department of the Federal University of Lavras (UFLA), in Lavras, Minas Gerais, Brazil, during the period of November, 2009 to January, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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