Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34153
metadata.teses.dc.title: Caracterização físico-hídrica de um perfil de terra roxa estruturada do município de Perdões, MG
metadata.teses.dc.creator: Salgado, Luís Tarcísio
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Mozart Martins
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Andrade, Helcio
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Freire, Jeziel Cardoso
metadata.teses.dc.subject: Água do solo
Umidade
Solos
Física do solo
metadata.teses.dc.date.issued: 2-May-2019
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE)
metadata.teses.dc.identifier.citation: SALGADO, L. T.. Caracterização físico-hídrica de um perfil de terra roxa estruturada do município de Perdões, MG. 2019. 75 p. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1983.
metadata.teses.dc.description.resumo: Caracterizou-se do ponto de vista físico e hídrico um perfil de Terra Roxa Estruturada (Oxic Tropudalf), situado no município de Perdões, Estado de Minas Gerais. Para a caracterização das amostras coletadas em seis horizontes do perfil, utilizou-se das seguintes análises: análise textural; argila dispersa em água; superfície específica total; densidade do solo; densidade de partículas; carbono orgânico, óxidos de ferro livres; ataque sulfúrico; pH em água e em KC1 e complexo sortivo. Determinou-se a retenção de água em amostras deformadas com diâmetro máximo de 1 mm e em amostras indeformadas sob a forma de torrões dos seis horizontes go perfil. As amostras deformadas foram submetidas à 17 tensões, desde 0,001 atm até 15 atm e as amos trás indeformadas foram submetidas à 8 tensões, desde 0,001 atm até 0,1 atm. As determinações foram realizadas por secagem de amostras saturadas, utilizando-se a unidade de sucção empregada por GROHMANN, para as tensões desde 0,001 atm até 0,1 atm e o método da placa porosa sob pressão proposto por Richards e Fireman para as tensões superiores a 0,1 atm. A matéria orgânica de amostras do horizonte A e B p foi eliminada, com o objetivo de verificar a influência desta na retenção de água. Estabeleceram-se correlações simples e análise de regressão múltipla entre os graus de umidade e: óxidos de ferro livres ; superfície específica total, matéria orgânica; argila e volume total de poros. Comparou-se a capacidade de retenção de água do solo estudado em confronto com outros solos de ocorrência na região. Os resultados obtidos mostram que a retenção de água na faixa de 0,001 a 0,1 atm é sensivelmente menor em amostras indeformadas em comparação com a retenção de amostras deformadas, o que a atribuido ao maior volume de poros bloqueados nas amostras indeformadas . Apesar de horizonte A 1 apresentar o maior conteúdo de matéria orgânica, sua retenção de água é menor do que a retenção dos horizontes subsuperficiais devido à presença do gradiente textutal. A retenção de água em amostras deformadas correlacionou-se positivamente com argila e superfície específica total nas tensoes superiores à 0,7 atm e 0,1 atm respectivamente; negativamente com matéria orgânica em toda faixa de tensões e positivamente com porosidade total na faixa de tensões desde 0,001 a 0,06 atm. A análise de regressão múltipla revelou que as variáveis que melhor se associam à retenção de água â baixas tensões são o volume total de poros e a matéria orgânica e à altas tensões são a superfície total, argila, matéria orgânica e óxidos de ferro livres. A capacidade de retenção de água da Terra Roxa Estruturada (Oxic Tropudalf) é superior à de outros solos de ocorrência na região .
metadata.teses.dc.description.abstract: Resumo Indisponível
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34153
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DCS - Ciência do Solo - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.