Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fernanda Aparecida da-
dc.date.accessioned2019-05-21T12:53:11Z-
dc.date.available2019-05-21T12:53:11Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.date.submitted2019-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, F. A. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: reflexões acerca da estrutura curricular de cursos de letras. 2019. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34322-
dc.description.abstractIn the face of the transformations that have occurred in the contemporary world, a society is often in direct contact with technological advances. It is therefore necessary that technological progress does not require a process of modernization of its policies, which are at the basis of human training. To lose this is a research that aims to investigate the curricular abilities of the degree courses in Letters in their potentialities for the extension of the competences related to the use of communication and communication technologies, with a view to the improvement of the pedagogical practice and for a formation of the future teachers. In order to prepare the analysis of the context of Portuguese language teacher training in two disciplines: theoretical and practical training of the future teacher and discussions of practices for classroom work. To this end, a study on the use of technologies in the classroom as legal computers, curricular subjects for undergraduate and postgraduate courses in Literature, and a comparison between teacher training and official documents that regulate the process of teaching the Portuguese language in basic education. The same will happen with the presence of machines of communication in letters of public spaces and of positioning of coordinators / the teachers of programming rights in the next courses, from online questionnaires. In this sense, it will be possible to emulate a nature and quality of teacher training, from curricula by curricular groups that may be faster than their own school as a whole of (multi) literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectCurso de letras - Currículopt_BR
dc.subjectTraining of teachers of portuguese languagept_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação na formação de professores: reflexões acerca da estrutura curricular de cursos de letraspt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies in teacher training: reflections about the curricular organization of letter coursespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Barbosa, Rodrigo Garcia-
dc.contributor.referee3Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee4Dias, Anair Valênia Martins-
dc.description.resumoDiante das eventuais transformações ocorridas na contemporaneidade, a sociedade está frequentemente em contato direto com os avanços tecnológicos. É então preciso ponderar que o progresso tecnológico resulta em uma significativa mudança dos processos que estão a serviço da formação humana, notadamente dos processos educativos. Perante isso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a organização dos cursos de licenciatura em Letras, de diferentes universidades públicas e particulares, em suas potencialidades para a ampliação de competências relacionadas ao uso de tecnologias de informação e comunicação, com vistas ao aprimoramento da prática pedagógica e para a formação dos futuros professores. Para a consecução do objetivo será feita uma análise do contexto de formação de professores de Língua Portuguesa em duas direções: a) formação teórico-metodológica do futuro docente sob o viés da Linguística Aplicada da teoria dos Multiletramentos e b) discussões/proposições de práticas para o trabalho com tecnologias em sala de aula. Para tal, esta pesquisa contemplará um estudo sobre o tratamento dado ao uso de tecnologias em sala de aula pelos ordenamentos legais, pelas diretrizes curriculares para cursos de licenciatura e para o curso de Letras, além de uma comparação entre a formação docente e as diretrizes recomendadas pelos documentos oficiais que regulamentam o processo de ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Assim, será investigada a presença de tópicos relacionados às tecnologias em ementas de cursos de letras de universidades públicas e particulares e o posicionamento de coordenadores/professores a respeito do lugar ocupado pelas tecnologias nos referidos cursos, a partir de questionários online e depoimentos de pesquisadores de renome que investigam sobre/a temática. Nesse sentido, será possível refletir sobre a natureza e a qualidade da formação docente, a partir das propostas curriculares que permitam que o futuro profissional possa fazer uso de tecnologias no ensino de língua portuguesa, uma vez que a escola se constitui como uma agência de (multi)letramentos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLingüística Aplicadapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318731553921632pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.