Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34465
metadata.teses.dc.title: Discutindo conceitos de ondulatória a partir de uma encenação musical no ensino médio
metadata.teses.dc.title.alternative: Discussing wave concepts from a musical stage in high school
metadata.teses.dc.creator: Eugênio, Deyvid Antônio
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Bagdonas, Alexandre
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Charret, Iraziet da Cunha
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Vallin, Celso
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Gomes, Alessandro Damásio Trani
metadata.teses.dc.subject: Teatro científico
Dinâmicas teatrais
Grupos colaborativos
Ondulatória
Scientific theater
Theatrical dynamics
Collaborative groups
Wave
metadata.teses.dc.date.issued: 30-May-2019
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: EUGÊNIO, D. A. Discutindo conceitos de ondulatória a partir de uma encenação musical no ensino médio. 2019. 62 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Neste trabalho faz-se uma abordagem dos conceitos de física ondulatória, elaborada para uma turma de segundo ano do Ensino Médio, utilizando-se a metodologia do Teatro Científico. Esta proposta faz parte do trabalho de pesquisa realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, no Polo UFLA, ao longo dos anos de 2017 e 2018. Os principais objetivos da pesquisa eram verificar se o planejamento, a produção e a execuão de uma sequência didática intencional, possibilita uma aprendizagem conceitual e ativa dos conceitos fundamentais relacionados ao tema. Para isso foi produzida uma sequência didática composta por sete aulas baseadas principalmente no uso de dinâmicas teatrais. Ao final do desenvolvimento da sequência didática, os estudantes apresentaram uma produção musical que consistia na encenação da canção Como uma Onda, de Lulu Santos e Nelson Mota. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectia qualitativa, onde foram analisados os registros do diário de campo do professor e os materiais produzidos pelos estudantes ao longo das aulas. Estes dados foram analisados e interpretados para se obter uma visão acerca da realidade musical, evidenciaram domínio dos principais conceitos abordados durante as atividades, além de apresentarem alto grau de motivação para o estudo da física.
metadata.teses.dc.description.abstract: In this work, an approach to wave concepts, which is part of the master's research carried out in a high school classroom, through the methodology of the scientific theater, was aimed to verify if the planning, production and execution of an intended didactic sequence , enables a conceptual and interactive learning of the fundamental concepts related to the theme. A sequence of seven planned and developed classes on the subject in the form of theatrical dynamics was constructed. As a closing of the activities, a production of the students was presented, consisting of a staging, in the form of a musical, of the song entitled "Como uma onda", written by Lulu Santos / Nélson Mota. For the development of the work we used the qualitative research methodology where we analyzed the records of the field diary and the material developed by the students in the learning activities. These data were important for interpretation and analysis, through them, we could have a vision, if not total, but very approximate of the reality that we were investigating.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor(a), até maio de 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34465
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.