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metadata.artigo.dc.title: Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
metadata.artigo.dc.title.alternative: Perception of students of their academic performance in distance bachelor degrees
metadata.artigo.dc.creator: Serafim, Luciana Batista
Martins, Ronei Ximenes
metadata.artigo.dc.subject: Formação de professores
Educação a distância
Tecnologia educacional
Perfil do estudante
Distance education
Educational technology
metadata.artigo.dc.publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
metadata.artigo.dc.date.issued: 2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SERAFIM, L. B. MARTINS, R. X. Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 162-171, jul./dez. 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This article presents a part of an exploratory study that investigated possible relationships between personal characteristics, digital information and communication technologies domain, and the academic performance of bachelor students at distance learning studies. This research, whose results have already been presented and are recorded in annals of congresses in the area of education, focused on students’ perceptions about the possible factors associated with their academic performance results obtained. Data were collected in semistructured interviews with 27 students and analyzed using Laurence Bardin content analysis. The following factors are considered to affect performance: lack of organization of study time, difficulty in interacting with peers, course structure and dissatisfaction with classes by videoconference. These factors indicated possible difficulties of adaptation when the student leaves the conventional face-to-face model and enters a distancelearning course.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34701
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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