Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Monise-
dc.date.accessioned2019-06-27T15:29:17Z-
dc.date.available2019-06-27T15:29:17Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2019-06-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titlePESQUISA DE MERCADO DO CONSUMO DE CERVEJA ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU/SPpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, José Guilherme Lembi Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee1Alves, José Guilherme Lembi Ferreira-
dc.contributor.referee2Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee3Torres, Dina Luz Hernandez-
dc.description.resumoNeste trabalho, buscou-se estudar o perfil e o comportamento dos consumidores de cervejas artesanais no município de Mogi Guaçu/SP. Para isso, foi elaborado um questionário aplicado a um público geral, ou seja, sem critério de escolha. O questionário foi aplicado por meio de plataforma online e também pessoalmente. Os questionários contêm perguntas como frequência, principais tipos de cervejas artesanais consumidas, principais locais de compra e de consumo. Foram aplicados 67 questionários onde se puderam encontrar as principais tendências de mercado regional. Também foi realizada uma entrevista com o proprietário de um comércio local de cervejas artesanais, O Mestre Cervejeiro – Mogi Guaçu. De acordo com a entrevista, revelou-se que o público do estabelecimento é em sua maioria homens, que preferem a cerveja tipo IPA, tem faixa etária entre 18 e 45 e não se importam em pagar um preço mais elevado para obter um produto de qualidade e inovador. Em relação aos resultados dos questionários aplicados no público em geral, observou-se que apesar de homens e mulheres estarem consumindo cerveja artesanal, o publico masculino é o que mais consome, sendo o tipo preferido de cerveja o Pilsen e que estes também não se importam em pagar um valor mais elevado. Conforme a pesquisa pode-se analisar as tendências cervejeiras, ou seja, como a cerveja artesanal vem sendo introduzida no mercado e que os consumidores vêm buscando produtos inovadores e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
Appears in Collections:PRG - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201211255_MONISE_TRABALHO_FINAL.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.