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dc.creatorBraz, Jussara Elizandra-
dc.date.accessioned2019-07-01T17:19:38Z-
dc.date.available2019-07-01T17:19:38Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.date.submitted2019-04-23-
dc.identifier.citationBRAZ, J. E. A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017. 2019. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35138-
dc.description.abstractWe know that the use of digital technologies is increasingly accessible, that students have access to various resources and that they often do not use them properly. The school as a training agent tries to accompany and insert in its context technological resources with the intention of involving the students and taking advantage of wh at the technologies have to offer. One of the resources that advances into the classroom is Educational Robotics which has PAPERT (1960) as its precursor. He saw the computer as an attraction for children and could be used as a resource to facilitate the learning process, so using the LOGO language began a work with pedagogic strategies that enchanted several generations. In this sense, the present dissertation aims to search the possible contributions of Educational Robotics as a teaching-learning tool of mathematics in the scope of Brazilian basic education. For this purpose, the qualitative meta-synthesis of the researches carried out in Brazil between 2007 and 2017 was developed. The search for mapping was carried out in dissertations and theses located in the databases of CAPES, BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations) and in Virtual Libraries. The results were submitted to qualitative metassynthesis and later triangulated with the theoretical contribution. We realized that the RE is a potential tool as a support in the teaching of Mathematics, taking into account the competences listed by BNCC. For better results it is imperative that the RE is included in the Curriculum of Education and meets all the series of teaching, its potential is through continuous action and not in isolated projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectMetassíntesept_BR
dc.subjectConhecimento computacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectMetassynthesispt_BR
dc.subjectComputational knowledgept_BR
dc.titleA robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017pt_BR
dc.title.alternativeThe educational robotics in teaching-learning of mathematics in basic education: qualitative metassinthesis of brazilian research between 2007 and 2017pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Costa, Jorge Luís-
dc.contributor.referee2Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.description.resumoSabemos que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais acessível, que os alunos têm acesso a diversos recursos e que muitas vezes não os utilizam de maneira adequada. A escola como agente formador tenta acompanhar e inserir em seu contexto recursos tecnológicos com a intenção de envolver os alunos e aproveitar o que as tecnologias tem a oferecer. Um dos recursos que avança para a sala de aula é a Robótica Educacional, que tem PAPERT (1960) como seu precursor. Ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, então, utilizando a linguagem LOGO, iniciou-se um trabalho com estratégias pedagógicas que encanta várias gerações. Nesse sentido a presente dissertação tem como objetivo buscar as possíveis contribuições da Robótica Educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da educação básica brasileira. Para tal se desenvolveu metassíntese qualitativa das pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2017. A busca para realizar o mapeamento ocorreu em dissertações e teses localizadas nas bases de dados da CAPES, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e em Bibliotecas virtuais. Os resultados foram submetidos à metassíntese qualitativa e posteriormente triangulados com o aporte teórico. Percebemos que a RE é uma ferramenta potencializadora como suporte no ens ino de Matemática atendendo as competências elencadas pela BNCC. Para melhores resultados é imprescindível que a RE esteja incluída no Currículo da Educação e atenda a todas as séries de ensino, seu potencial se dá por meio de ação continuada e não em projetos isolados.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4136567633583000pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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