Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35214
metadata.teses.dc.title: Formação continuada de professores: um estudo de caso sobre o tempo extraclasse
metadata.teses.dc.title.alternative: Continued teacher training: a case study on time extraclasse
metadata.teses.dc.creator: Sousa, Michelle Julia de
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4084673047601549
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Vallin, Celso
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Nascimento Junior, Antonio Fernandes
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Portes, Écio Antônio
metadata.teses.dc.subject: Formação de professores
Tempo extraclasse
Formação continuada
Teacher training
Extraclass time
Continuing education
Teacher formation
metadata.teses.dc.date.issued: 8-Jul-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: SOUSA, M. J. de. Formação continuada de professores: um estudo de caso sobre o tempo extraclasse. 2019. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho se propõe a discutir a formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental no âmbito de um município do estado de Minas Gerais. O objetivo foi investigar como acontece a formação continuada desses docentes no tempo extraclasse, para posteriormente, baseado na vivência, necessidades e demandas de seus cotidianos, formular uma proposta de formação continuada. Entendendo que para compreender o contexto atual, é necessário nos situarmos no percurso histórico, iniciamos fazendo uma contextualização da formação de professores no Brasil, para isso nos aportamos em alguns autores da área, como Tardif (2002); Gatti e Barreto (2009); Saviani (2005); Nóvoa (1992), entre outros. Esses autores discutem como nossa educação é marcada por reformas, abordando desde a entrada dos jesuítas no sistema educacional, passando pela reforma pombalina, a implantação do método lancasteriano, as escolas normais, o modelo de formação 3+1 e desembocando na forma como somos formados atualmente. No capítulo seguinte, nos propusemos a discutir a formação inicial e continuada de professores, reconhecendo seu papel central para melhoria no quadro educacional. Posteriormente, apresentamos o percurso metodológico para desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa desenvolvida foi do tipo estudo de caso atrelado a pesquisa participante. A abordagem metodológica foi a qualitativa, na qual além da coleta de dados secundários por meio de análises documentais, foram coletados dados primários por meio de entrevistas e diário de campo. Para este estudo, foram escolhidas três escolas municipais, duas localizadas em áreas periféricas e uma em área central. O foco da observação foram os docentes e o grupo gestor que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Buscamos observar as atividades escolares em seus horários extraclasse, observando a frequência, interação e participação dos/das docentes nestes espaços. As entrevistas foram feitas com gestores tanto da SME, quanto das escolas e professores. Os dados foram analisados e discutidos a partir da análise de conteúdo (MINAYO, 1993). Posteriormente nos propusemos a elaborar uma proposta de formação continuada. Buscamos desenvolver esta etapa apoiados na observação, conversas e demandas, integrando as propostas a partir de situações reais, vindas dos próprias professoras envolvidas, considerando que, dessa forma, haverá uma contribuição. A direção que a pesquisa tomou nos revela o que estudamos no capítulo sobre a história da educação brasileira, que é marcada por mudanças constantes e pela desvalorização dos profissionais da educação.
metadata.teses.dc.description.abstract: The present work intends to discuss the continuing education of teachers from the final years of elementary education. The objective was to investigate how the continuous formation of the teachers of the final years of the elementary school in extraclass time happens, later together with the teachers formulate a proposal of continuous formation. Understanding that in order to understand the current context, it is necessary to situate ourselves in the historical path, we begin by contextualizing the formation of teachers in Brazil, for this we contribute in some important authors of the area, such as Tardif (2002); Gatti and Barreto (2009); Saviani (2005); Nóvoa (1992), among others. These authors discuss how our education is marked by reforms, ranging from the entry of the Jesuits into the educational system, through the Pombaline reform, the implantation of the Lancasterian method, the normal schools, the 3 + 1 formation model and ending in the way we are formed currently. In the next chapter, we propose to discuss the initial and continued formation of teachers, recognizing the central role these themes play in improving education. Afterwards, we presented the methodological course for the development of this work, the research developed was of the case study type linked to the participant research, the methodological approach was the qualitative one, of which besides the secondary data collection through documentary analysis, primary data were collected by interviews, in addition, the field diary and a tape recorder were also used for data collection during the course of the activities. The research involved the Municipal Department of Education and faced with the difficulty of going to all schools, we chose three of them for this study, two located in areas considered peripheral and one central. The focus of observation were the teachers and management group regarding the final years of elementary school. We seek to participate in school activities, in their extra-class hours, observing the frequency, interaction and participation of teachers in these spaces. The interviews were conducted with managers from both the Municipal Department of Education and the schools and teachers of the final years of elementary school. In the next chapter we analyze and discuss the data. For the development of this, we chose content analysis (MINAYO, 1993) to organize and analyze the components found most frequently in interviews. Subsequently we propose to elaborate a proposal of continuous formation, we seek to develop this stage supported in the observation, conversations and demands, integrating the proposals from real situations, coming from the own teachers involved, considering that, in this way, when and if they are complied with, may contribute to their continuing education. The direction of the research reveals what we have studied in the chapter on the history of Brazilian education, marked by constant changes and devaluation of education professionals.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor(a), até julho de 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35214
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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