Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3557
Título: O problema das três portas e uma variação do problema da secretária via teoria dos jogos
Título(s) alternativo(s): Three door game show problem and a variant of the secretary problem via game theory
Autor : Carvalho, Melissa de
Primeiro orientador: Chaves, Lucas Monteiro
Primeiro membro da banca: Reis, Ricardo Pereira
Cristo, Osnel Broche
Mateus, Geraldo Robson
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Palavras-chave: Probabilidade
Teoria dos jogos
Otimização estocástica
Probability
Game theory
Stochastic optimization
Data da publicação: 4-Set-2014
Referência: CARVALHO, M. C. O problema das três portas e uma variação do problema da secretária via teoria dos jogos. 2007. 72 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007.
Resumo: O problema das três portas é muito utilizado como um exemplo didático uma vez que ilustra o conceito de probabilidade condicional. Neste trabalho este problema é formalizado e resolvido usando-se os conceitos básicos da teoria dos jogos. A árvore de Kuhn é obtida e as várias estratégias possíveis explicitadas na forma matricial do jogo. O outro problema também formalizado e resolvido pela teoria dos jogos é uma variante de um problema clássico de otimização estocástica conhecido como o problema da secretária. Nessa variante o problema é considerado como um jogo entre duas pessoas, em que o oponente tem a liberdade de escolher a ordem em que as candidatas são entrevistadas e o observador possui como estratégias obter a melhor candidata ou maximizar a probabilidade de se obter pelo menos uma boa candidata.
Three door game show problem is a very commonly used example since it illustrates the concept of the conditional probability. In this work that problem is formalized and solved using basic concepts of game theory. Kuhn tree is obtained and the several possible strategies are displayed in the matricial form of the game. Another problem stated and solved by game theory is a variant of a classical stochastic optimization problem known as the secretary problem. In this variant, the problem is seen as a two people game where the opponent has the freedom to choose in which order the candidates are supposed to be interviewed and the observer has as strategy to choose the better candidate or, at least, maximize the probability of choosing a good one.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3557
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_O Problema das Três Portas e uma Variação do Problema da Secretária via Teoria dos Jogos.pdf663,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.