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Campo DCValorIdioma
dc.creatorValério, Kennedy Gomes Pena-
dc.creatorRodrigues, Adriano-
dc.creatorRodrigues, Maykmiller Carvalho-
dc.creatorRodrigues, Jéssica Assaid Martins-
dc.date.accessioned2019-08-05T12:36:24Z-
dc.date.available2019-08-05T12:36:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVALÉRIO, K. G. P. et al. Estudo comparativo do dimensionamento de um modelo padrão para pontes metálicas mistas até 15 metros. Revista Ciência em Extensão, [S.l.], v.12, n. 2, p. 79-89, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35887-
dc.description.abstractThis project consists of the development of a standard model for a mixed metal bridge using a span ranging up to 15 meters. The project was developed with the aim of reducing problems faced in Nova Serrana – MG. These problems are mainly caused by the continuously growth of the city and the lack of solutions in their existing infrastructure, a nuisance for the local citizens. First,small lake geometry was analyzed in places that had 15 meters gaps and could benefit from the construction of these bridges. After this initial analysis, a floor plan was drawn with AutoCAD® software. Then, with the draw in hand, the CYPECAD® software was used to, process the structural calculations of the bridge. The software provided all measures of the slabs and the beams, the longitudinal and tranverses. In addition, all the structural calculations were also made by hand regarding the NBR 8800/ABNT standard provided at the end of the project with a descriptive contrast between those two approaches. Through this comparison, it was perceived that the computer program was efficient, since all the data yielded were effective and safe concerning the technical standards. However, an oversizing of the main beam as a result of the loads applied on it was noticed. This size can be explained by the different combinations adopted in both approaches. The calculations made by hand did not take into account concrete cracking, shear stress on the connectors, stresses generated on the links, among others factors.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Ciência em Extensãopt_BR
dc.subjectInfraestrutura urbanapt_BR
dc.subjectEstrutura metálicapt_BR
dc.subjectViga mistapt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectMetal framept_BR
dc.subjectComposite beam bridgept_BR
dc.titleEstudo comparativo do dimensionamento de um modelo padrão para pontes metálicas mistas até 15 metrospt_BR
dc.title.alternativeA comparative study on the sizing of a standard model for bridges made of metal mixed up to 15 meterspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho determinou-se um modelo padrão de uma ponte mista de um vão de 15 metros, a fim de solucionar os problemas enfrentados no município de Nova Serrana – MG, causados pelo grande crescimento da cidade e a falta de soluções na sua atual infraestrutura. Para o presente trabalho, analisou-se a geometria do córrego onde há necessidade da construção dessas pontes, notando-se que o vão de 15 metros atende a essa demanda. Após esta análise inicial, elaborou-se uma planta baixa da ponte com o auxilio do software AutoCAD® . De posse dessa planta, processaram-se os cálculos estruturais no software CYPECAD® , obtendo-se as lajes e as vigas, tanto as longarinas quanto as tranversinas. Num segundo momento, realizou-se um estudo comparativo entre os dimensionamentos executados pelo software e os cálculos realizados manualmente segundo a NBR 8800/ABNT (2008). Por meio desta comparação, percebeu-se que o programa computacional mostrou-se eficiente para a utilização na construção civil, visto que todas as verificações realizadas com os resultados fornecidos por ele se mostraram eficientes e seguras de acordo com a norma técnica. Entretanto, observou-se um superdimensionamento na viga principal quando se considerou as cargas nela aplicadas. Este superdimensionamento pode ser explicado pelas diferentes combinações adotadas, pois no cálculo expedito não se considerou as combinações decorrentes da fissuração do concreto, esforços de cisalhamento nos conectores, esforços gerados nas ligações, entre outros.pt_BR
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