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metadata.artigo.dc.title: Estimando orçamento de resultado em uma empresa varejista: uma abordagem por meio de vetor autorregressivo – VAR
metadata.artigo.dc.title.alternative: Forecasting the results budget in a retail firm: an approach through vector autoregression – VAR
metadata.artigo.dc.creator: Costa, Daniel Fonseca
Prado, José Willer do
Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Carvalho, Francisval de Melo
metadata.artigo.dc.subject: Orçamento
Vetor autorregressivo
Vector autoregressive
Budget
metadata.artigo.dc.publisher: Editora Uninove
metadata.artigo.dc.date.issued: 2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: COSTA, D. F. et al. Estimando orçamento de resultado em uma empresa varejista: uma abordagem por meio de vetor autorregressivo – VAR. Exacta: Engenharia de Produção, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 279-291, 2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Objetivou-se neste trabalho utilizar o modelo Vetor Autorregressivo (VAR) para auxiliar na elaboração de um orçamento de resultado para empresas de pequeno e médio porte. Utilizou-se da pesquisa quantitativa e exploratória. O modelo foi aplicado em uma empresa varejista de médio porte, e as variáveis usadas foram a receita líquida, o custo das mercadorias vendidas, as despesas operacionais e o resultado financeiro. Os dados foram obtidos mensalmente entre o período de janeiro de 2007 a dezembro de 2013. Foi gerado um gráfico para a função resposta aos impulsos nas variáveis. As previsões foram realizadas para a elaboração do orçamento do exercício de 2013. Por fim, o resultado estimado foi comparado com o resultado real da empresa. Diante disso, concluiu-se que o modelo VAR comportou-se de modo eficiente para auxiliar na elaboração do orçamento de resultado da empresa estudada.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The aim in this paper was to use vector autoregression (VAR) in order to get support for the elaboration of the results budget of small and medium sized firms. Quantitative and exploratory research was used. The model was applied at a mid-sized retailer, and the variables used were net sales, cost of goods sold, operating expenses and financial results. Data were collected monthly between January 2007 and December 2013. A graph was generated for the response function of the impulses in the variables. The forecasting was performed for the elaboration of the 2013 budget. Finally, the estimated result was compared to the real result of the firm. Based on this, we observed that the VAR model behaved efficiently to aid in elaborating the results budget for the firm analyzed in this study.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=exacta&page=article&op=view&path%5B%5D=5196
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37192
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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