Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37414
metadata.artigo.dc.title: Deficiência visual: desafios de uma alfabetização em Braille
metadata.artigo.dc.creator: Gonçalves, Jordana Cristina Silva
Ferreira, Helena Maria
metadata.artigo.dc.subject: Alfabetização
Sistema Braille
Formação de professores
Literacy
Braille system
Teacher training
metadata.artigo.dc.publisher: Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
metadata.artigo.dc.date.issued: Aug-2010
metadata.artigo.dc.identifier.citation: GONÇALVES, J. C. S.; FERREIRA, H. M. Deficiência visual: desafios de uma alfabetização em Braille. Perquirere, Patos de Minas, v. 1, n. 7, p. 89-101, ago. 2010.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica acerca dos métodos de alfabetização, levando em conta que a alfabetização envolve um conjunto muito complexo de fatores e exige do professor muita habilidade e competência para lidar com este desafio. Pretende-se discorrer sobre os métodos de alfabetização, o conceito de alfabetização, o uso do Sistema Braille para a alfabetização dos deficientes visuais, as semelhanças, as dissidências e as dificuldades desse processo, e ainda, uma reflexão sobre a necessidade de uma sólida formação do profissional de educação, que atualmente vive tempos contraditórios, enfrentando desconfianças em relação à sua competência e sendo, ao mesmo tempo, cobrado quanto aos resultados obtidos. Ressalta-se que, essa temática é de fundamental importância para o professor alfabetizador, a fim de que possa intervir no processo de aprendizagem de seus alunos de maneira mais eficaz.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This report is the result of a bibliographic review about literacy methods. It takes into account the fact that literacy involves a very complex set of factors which requires the teacher to have a lot of skill to deal with the challenge. The report aims to discuss the methods and concepts of literacy as well as the use of Braille for literacy of the visually impaired. It also includes the similarities, differences and a range of opinions on the process with a reflection on the need for strong professional training. This, however, is difficult in reality with contradictions and mistrust towards the competence of the visually impaired and the results obtained. As a consequence this issue has a fundamental importance for a literacy teacher so that their teaching can be the most effective as possible.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/view/93/Revista%20Perquirere%20n.%207%2C%20vol.%201%2C%20ago.%202010
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37414
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.