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metadata.artigo.dc.title: Análise discursiva de um Plano de Desenvolvimento Institucional
metadata.artigo.dc.title.alternative: Discursive analysis of a Plan of Institutional Development
metadata.artigo.dc.creator: Andrade, Lília Paula
Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
metadata.artigo.dc.subject: Análise crítica do discurso
Planejamento estratégico
Plano de desenvolvimento institucional
Instituição federal de ensino superior
Critical analysis of the discourse
Strategic planning
Institutional development plan
Federal institution of higher education
metadata.artigo.dc.publisher: Centro Universitário Santo Agostinho
metadata.artigo.dc.date.issued: 2015
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ANDRADE, L. P.; BRITO, M. J. de; BRITO, V. da G. P. Análise discursiva de um Plano de Desenvolvimento Institucional. Revista FSA, Teresina, v. 12, n. 5, p. 3-25, set./out. 2015.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho surgiu da necessidade de se estudar a estratégia inserida em seu contexto. As questões que nortearam este estudo foram: existe reprodução discursiva de elementos históricos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior)? Como esses elementos são representados e legitimados na instituição? O objetivo central do trabalho foi: analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma IFES, tendo em vista o seu contexto sócio histórico. Foi feita uma Análise Crítica do Discurso das estratégias delineadas no PDI de uma IFES, bem como foram realizadasentrevistas discursivas para facilitar essa compreensão. Encontrou-se um discurso marcado pela reprodução discursiva de valores históricos advindos dos fundadores da instituição. Essa reprodução foi evidenciada nas práticas estratégicas de responsabilidade ambiental, nos valores que orientam a formação dos alunos da IFES, nas práticas de paisagismo, de pesquisa, de internacionalização e de expansão. Percebeu-se que as estratégias recebem influências que independem daqueles que a formulam.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This work was the result of a need of studying the strategy inserted within its context. Questions which guide this study were: is there the discursive transcription of historical elements in the Institutional Development Plan of a Federal Institution of Higher Education (FIHE)? How these elements are represented and legitimated at the institution? The purpose of this work was to analyse the Institutional Development Plan of a FIHE, within its socio-historical context. Was carried out the critical analysis of the discourse of strategies outlined on the plan. Were also performed discursive interviews in order to facilitate the understanding. The discourse distinguished by the discursive transcription of historical values from the institution founders was found. This transcription was highlighted on strategic practices of environmental responsibility, on values which guide the training of student of the FIHE, on practices of landscaping, research, internationalization and expansion. It was realized that the strategies experience influences which do not depend on those who formulate them.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37471
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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