Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37493
metadata.artigo.dc.title: Abordagem de plataforma de negócio no processo de inovação tecnológica na universidade pública brasileira
metadata.artigo.dc.title.alternative: Approach to business process platform for technology innovation in the brazilian public university
metadata.artigo.dc.creator: Malvezzi, Felipe de Almeida
Sugano, Joel Yutaka
metadata.artigo.dc.subject: Plataformas de negócio
Inovação tecnológica
Business Platform
Innovation
metadata.artigo.dc.publisher: Asociación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología
metadata.artigo.dc.date.issued: 2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MALVEZZI, F. de A.; SUGANO, J. Y. Abordagem de plataforma de negócio no processo de inovação tecnológica na universidade pública brasileira. Revista Espacios, Caracas, v. 33, n. 11, p. 7, 2012.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Encontrar formas de estimular a inovação tecnológica em universidades públicas brasileiras envolve escolhas entre sigilo e divulgação das pesquisas. Deve-se considerar que o registro de patentes é apropriado para bloquear a inovação incremental. Entretanto, a divulgação é o melhor apoio às inovações complementares. Neste sentido, o objetivo deste artigo é propor um modelo teórico de plataforma de negócios no processo de inovação tecnológica na universidade pública brasileira. Esta abordagem torna-se um aspecto relevante e fundamental quando visto como um dos fatores que influenciam o sucesso ou insucesso da comercialização da tecnologia. Sugere-se então, um modelo de plataforma de negócios tendo como líder da plataforma o Núcleo de Inovação Tecnológica da universidade e como complementares os pesquisadores, agências de fomento, órgãos de comunicação, demais organizações, outras universidades e a sociedade em geral.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Finding ways to stimulate innovation in Brazilian public universities involves choices between secrecy and disclosure of research. Should be considered that the registration of patents is appropriate to lock the incremental innovation. However, the disclosure is the best supporting for complementary innovations. In this sense, the objective of this article is to propose a theoretical model of business platform in the process of innovation in Brazilian public University. This approach becomes a relevant and vital aspect when viewed as one of the factors that influence the success or failure of the technology marketing. Then it is suggested, a business platform model having as leader of the platform the Nucleus of Technological Innovation at University and as complementary the researchers, funding agencies, the media, other organizations, other universities and society in general.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.revistaespacios.com/a12v33n11/12331107.html
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37493
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.