Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38252
metadata.artigo.dc.title: Índice de atratividade de pontos interpretativos (IAPI) e percepção dos usuários da trilha da UFLA, MG
metadata.artigo.dc.creator: Oliveira, Anna Hoffmann
Klinke Neto, Gustavo
Gonçalves, Guilherme Ribeiro Mendes
Pereira, José Aldo Alves
Vieira, Arnaldo Pereira
Borges, Ceyça Palerosi
metadata.artigo.dc.subject: Interpretação ambiental
Percepção ambiental
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Regional de Blumenau
metadata.artigo.dc.date.issued: 2010
metadata.artigo.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, A. H. et al. Índice de atratividade de pontos interpretativos (IAPI) e percepção dos usuários da trilha da UFLA, MG. Revista de Estudos Ambientais, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 62-73, jul./dez. 2010.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Um dos benefícios do turismo ecológico é educar um cidadão consciente da integridade do ambiente onde vive e preocupado com os problemas a ele associados. A aplicação de técnicas de interpretação do ambiente e a avaliação das características associadas ao público visitante propiciam uma avaliação objetiva da área, sendo utilizadas para análise e planejamento do potencial ecoturístico. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo investigar os diversos aspectos estruturais e ecológicos da trilha localizada no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), determinando seu potencial interpretativo através do “Índice de Atratividade de Pontos Interpretativos – IAPI” e analisando a percepção ambiental do público usuário a partir da definição do seu perfil sócio-ecológico. A aplicação do método IAPI indicou uma trilha dinâmica, apresentando diferentes picos de atratividade que estimulam a atenção do visitante durante todo o percurso. Apesar do elevado potencial paisagístico, os visitantes observaram deficiências que diminuem a atratividade da trilha, mas ao mesmo tempo, revelam a preocupação ambiental destes em relação ao meio. Durante a definição do perfil sócio-ecológico do público, a freqüência de visitação indicou a importância da trilha no cotidiano da comunidade acadêmica e do município.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/2009
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38252
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCF - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.