Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38336
metadata.artigo.dc.title: Micropropagação e germinação de sementes in vitro de atroveran
metadata.artigo.dc.title.alternative: Micropropagation and in vitro seed germination of atroveran
metadata.artigo.dc.creator: Monfort, Lucila Elizabeth Fragoso
Pinto, José Eduardo Brasil Pereira
Bertolucci, Suzan Kelly Vilela
Rossi, Zélia Terezinha Teixeira
Lima, Andreísa Fabri
Silva, Sâmia Torres
Silva, Giselly Mota da
metadata.artigo.dc.subject: Plantas medicinais
Atroveran - Micropropagação
Ocimum selloi
Aclimatização
Medicinal plants
Atroveran - Micropropagation
Acclimatization
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Viçosa
metadata.artigo.dc.date.issued: Mar-2015
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MONFORT, L. E. F. et al. Micropropagação e germinação de sementes in vitro de atroveran. Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 62, n. 2, p. 215-223, mar./abr. 2015.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Atroveran (Ocimum selloi Benth. - Lamiaceae) é uma espécie medicinal, usada para distúrbios digestivos e tratamento de inflamações. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estabelecimento de segmentos nodais, germinação e crescimento, in vitro, de plântulas de atroveran, em diferentes concentrações de sacarose do meio MS e a aclimatização de plântulas em diferentes substratos. Para o estabelecimento e crescimento, utilizaram-se três concentrações do meio de cultura (MS, ½MS e ¼MS) e duas concentrações de sacarose (15 g/L, 30 g/L e o controle). Para a germinação, as variações do meio de cultura foram: MS, ½MS, ¼MS e 0MS (controle) e duas concentrações de sacarose (15 g/L, 30 g/L e o controle). Para a aclimatização, avaliaram-se os substratos: areia fina lavada, substrato comercial, solo e solo+esterco bovino (2:1). O uso de sacarose foi essencial para o estabelecimento e crescimento dos segmentos nodais de atroveran. Recomendam-se, assim, 15 g/L de açúcar. O ½MS é o mais indicado para o estabelecimento dos explantes e, o ¼MS, para o crescimento de segmentos nodais desta espécie. Maior percentagem de germinação e maior índice de velocidade de germinação foram observados na ausência da sacarose. Para o crescimento até 30 dias, recomenda-se o uso do meio ¼MS sem sacarose e, para manutenção das plântulas, in vitro, o meio ¼MS suplementado com 15 g/L de sacarose. Para a aclimatização de atroveran, o substrato comercial proporcionou maior crescimento das plântulas.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Atroveran (Ocimum selloi Benth. - Lamiaceae) é uma espécie medicinal, usada para distúrbios digestivos e tratamento de inflamações. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estabelecimento de segmentos nodais, germinação e crescimento, in vitro, de plântulas de atroveran, em diferentes concentrações de sacarose do meio MS e a aclimatização de plântulas em diferentes substratos. Para o estabelecimento e crescimento, utilizaram-se três concentrações do meio de cultura (MS, 1/2MS e 1/4MS) e duas concentrações de sacarose (15 g/L, 30 g/L e o controle). Para a germinação, as variações do meio de cultura foram: MS, 1/2MS, 1/4MS e 0MS (controle) e duas concentrações de sacarose (15 g/L, 30 g/L e o controle). Para a aclimatização, avaliaram-se os substratos: areia fina lavada, substrato comercial, solo e solo+esterco bovino (2:1). O uso de sacarose foi essencial para o estabelecimento e crescimento dos segmentos nodais de atroveran. Recomendam-se, assim, 15 g/L de açúcar. O 1/2MS é o mais indicado para o estabelecimento dos explantes e, o 1/4MS, para o crescimento de segmentos nodais desta espécie. Maior percentagem de germinação e maior índice de velocidade de germinação foram observados na ausência da sacarose. Para o crescimento até 30 dias, recomenda-se o uso do meio 1/4MS sem sacarose e, para manutenção das plântulas, in vitro, o meio 1/4MS suplementado com 15 g/L de sacarose. Para a aclimatização de atroveran, o substrato comercial proporcionou maior crescimento das plântulas.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38336
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAG - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Micropropagação e germinação de sementes in vitro de atroveran.pdf120,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons