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dc.creatorAlves, Rosália Rodrigues-
dc.date.accessioned2013-04-11T14:23:23Z-
dc.date.available2013-04-11T14:23:23Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.citationALVES, R. R. A institucionalização dos cursos de administração pública a distância das universidades públicas: os casos UFLA e UFU. 2012. 194 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/384-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de “Mestre”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectProcesso de institucionalizaçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInstitutionalization processpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleA institucionalização dos cursos de administração pública a distância das universidades públicas: os casos UFLA e UFUpt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.contributor.referee1Lima, Juvêncio Braga de-
dc.contributor.referee1Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.referee1Martins, Ronei Ximenes-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização dos cursos de administração pública a distância da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, o estudo baseia-se na teoria de Tolbert e Zucker (1998) que subdivide o processo de institucionalização em três distintas fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Adotaram-se abordagens qualitativa e quantitativa. No estudo qualitativo, realizou-se entrevistas com a coordenação do curso, coordenação do Centro de Educação a Distância e a coordenação do departamento, totalizando 25 entrevistas nas duas universidades. Essas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição foi feita a análise de conteúdo temática com o uso do software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis). Na abordagem quantitativa, foram enviados questionários virtuais para alunos, tutores e professores da UFLA e UFU. Esses questionários objetivaram buscar informações para verificar se os cursos das duas universidades estão tendo bons resultados. Partiu-se do pressuposto que se os cursos estão em conformidade com os referenciais de qualidade propostos pelo Ministério da Educação (MEC) ele apresenta resultados positivos. Os dados foram tabulados e analisados com o apoio do software R, utilizando modelos mistos generalizados para dados categorizados. De uma forma geral, pode-se perceber que está ocorrendo o processo de institucionalização do curso de administração pública a distância nas respectivas universidades e que mesmo tendo realidades distintas a gestão desses cursos apresenta dificuldades semelhantes, apresentando estágio moderado de habitualização e objetificação e baixo de sedimentação. Nesse processo evidencia-se isomorfismo coercitivo e mimético e a legitimidade regulativa.pt_BR
dc.description.resumoThis study had as objective to analyze the institutionalization process of public administration courses to distance of the Federal University of Lavras (UFLA) and Federal University of Uberlândia (UFU). Thus, the study is based on the Tolbert and Zucker (1998) theory that divides the institutionalization process in three distinct phases: habitualization, objectification and sedimentation. It was adopted qualitative and quantitative approaches. In the qualitative study, interviews were performed with the course coordinator, coordination of the Center of Distance Education and coordination of the department, totaling 25 interviews in two universities. These were recorded and transcribed. After the transcript was performed the thematic content analysis using the free software Weft QDA (Qualitative Data Analysis). In a quantitative approach, virtual questionnaires were sent to students, tutors and teachers UFLA and UFU. These questionnaires aimed to seek information to verify that the courses of the two universities are having good results. Started from the assumption that the courses are in accordance with quality references proposed by the Ministry of Education (MEC) it shows positive results. Data were tabulated and analyzed with the support of software R, using generalized mixed models for categorical data. In general, can be perceived that is occurring the institutionalization process of public administration course to distance in their respective universities and even with different realities, the management of these courses presents similar difficulties, with moderate stage of habitualization and objectification and low sedimentation. In this process it is evident isomorphism coercive and mimetic and regulative legitimacy.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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