Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38726
metadata.artigo.dc.title: Senescência de inflorescências de copo-de-leite: influência de diferentes armazenamentos e procdimentos pós-colheita
metadata.artigo.dc.creator: Almeida, Elka Fabiana Aparecida
Paiva, Patrícia Duarte de Oliveira
Lima, Luiz Carlos de Oliveira
Ribeiro, Márcia Nazaré Oliveira
Moraes, Daniela Nogueira
Resende, Maria Leandra
Tavares, Thaísa Silva
Paiva, Renato
metadata.artigo.dc.subject: Zantedeschia aethiopica
Senescência
Flor de corte
Senescence
Cut flower
metadata.artigo.dc.publisher: Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO)
metadata.artigo.dc.date.issued: 2009
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ALMEIDA, E. F. A. et al. Senescência de inflorescências de copo-de-leite: influência de diferentes armazenamentos e procedimentos pós-colheita. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Viçosa, MG, v. 15, n. 1, p. 71-76, 2009. DOI: 10.14295/rbho.v15i1.437.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O copo-de-leite é bastante apreciado para corte devido às suas características favoráveis para composição de arranjos florais. No entanto, a durabilidade de suas inflorescências é curta e informações sobre a fisiologia pós-colheita dessa espécie são restritas. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho analisar as mudanças verificadas durante o processo de senescência de inflorescências de copo-de-leite em diferentes condições de armazenamento e procedimentos pós-colheita. Foram realizados experimentos para avaliar a necessidade ou não de água para imersão das bases das hastes durante o transporte em curtas distâncias (25 minutos), os melhores tipos de armazenamento e a influência de diferentes valores de pH da água utilizada para conservação das inflorescências em câmara fria. Não foi observada a necessidade da imersão das hastes de copo-de-leite em água para transporte, mas essas devem ser armazenadas em câmara fria (4°C) após a colheita a fim de retardar o processo de senescência. A utilização de diferentes níveis de pH não influenciou na qualidade pós-colheita das inflorescências. Independentemente dos tratamentos, o tempo de armazenamento de 10 dias foi excessivo, pois não houve durabilidade considerável após a retirada das inflorescências da câmara fria.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38726
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAG - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Senescência de inflorescências de copo-de-leite.pdf353,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons