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metadata.artigo.dc.title: Universidades públicas federais brasileiras: ações e estratégias para a abertura da ciência
metadata.artigo.dc.creator: Ribeiro, Nivaldo Calixto
Oliveira, Dalgiza Andrade
metadata.artigo.dc.subject: Ciência Aberta
Open Science
Dados Abertos
Open data
Comunicação científica
Pesquisa científica
metadata.artigo.dc.publisher: Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.artigo.dc.date.issued: 2020
metadata.artigo.dc.identifier.citation: RIBEIRO, N. C.; OLIVEIRA, D. A. Universidades públicas federais brasileiras: ações e estratégias para a abertura da ciência. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.9 , n. 2, 2019.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Nesta proposta de pesquisa tem-se como objetivo identificar e refletir sobre as ações das universidades públicas federais brasileiras quanto à divulgação da pesquisa científica, apropriando-se da importância que a Ciência Aberta vem ganhando. Serão balizadores deste estudo as cinco escolas de pensamento que representam as perspectivas dos autores Fecher e Friesike (2013). Propõe-se abordar na revisão de literatura os desdobramentos que envolvem a Ciência Aberta como: open access, publicações científicas, gestão do conhecimento e análisereutilização dos dados. Pretende-se identificar políticas públicas adotadas nas universidades públicas federais brasileiras; identificar como as universidades públicas federais estão definindo suas diretrizes relacionadas às novas formas de compartilhamento de dados e da informação, por meio da percepção dos pesquisadores; analisar a atenção web a respeito da Ciência Aberta, por meio de índices altmétricos. Trata-se de uma pesquisa de características mistas conduzida pelo Método Quadripolar, de Bruyne, Herman e Schoutheete (1974).
metadata.artigo.dc.description.abstract: In this research proposal has to main goal identify and reflect about the actions of Brazilian federal public universities regarding the dissemination of scientific research and put in main focus the importance that open science has getted. This study will base in five schools of thought that represent the perspectives of the au thors Fecher and Friesike (2013). Also, that study has to propose to address in the literature review the developments involving open science such as: open access, scientific publications, knowledge management, analysis and reuse of data. That research has pre tend identify public policies adopted in Brazilian federal public universities, identify how federal public universities are defining their guidelines related to new forms of data and information sharing through researchers' perceptions, analyze web attention about Open Science through altmetric indices. This study can be call as a mixed method research conducted from the Bruyne, Herman and Schoutheete Quadripolar Method (1974).
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19184/16271
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39237
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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