Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39310
metadata.teses.dc.title: O Programa Bolsa Família como promotor de desenvolvimento: uma análise da percepção dos burocratas de implementação no município de Lavras-MG
metadata.teses.dc.creator: Evaristo, Rosemeire Maria
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Amâncio, Júlia Moretto
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Oliveira, Dênis Renato de
metadata.teses.dc.subject: Desenvolvimento Humano
Assistência Social
Programa Bolsa Família. Intersetorialidade
metadata.teses.dc.date.issued: 23-Mar-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: EVARISTO, Rosemeire Maria. O Programa Bolsa Família como promotor de desenvolvimento: uma análise da percepção dos burocratas de implementação no município de Lavras-MG. 2018. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Reconhecendo a importância do Estado na promoção do desenvolvimento, seja como indutor ou intermediador, assim como os diversos conceitos e linhas de raciocínio sobre o tema, ao analisar a trajetória de desenvolvimento brasileiro vamos de encontro a um histórico de medidas voltadas ao crescimento econômico. Por outro lado, a corrente teórica de Desenvolvimento Humano vem resgatar a dignidade dos indivíduos através da implementação ou melhoria de direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, trabalho, lazer e alimentação. A partir disso, as Políticas de Assistência Social assumem papel preponderante nesse resgate. O Programa Bolsa Família, é um dos maiores programas de assistência social, mundialmente premiado. Dentre seus objetivos estão o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional; o combate à pobreza e outras formas de privação das famílias; e o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social. Seu caráter intersetorial articula as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação através de suas condicionalidades, garantindo não só o acesso à uma renda complementar, mas também o acesso a direitos sociais. Sendo assim, o objetivo desse estudo é analisar a percepção dos burocratas de implementação do Programa acerca da possibilidade de o mesmo propiciar o desenvolvimento aos seus beneficiários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos burocratas de implementação do Programa nos seis CRAS do município de Lavras- MG, uma escola e um PSF. Observou-se que os implementadores não acreditam que o Programa seja agente dessa promoção. Para eles, o Programa não rompe com o ciclo geracional da pobreza e não gera empoderamento no beneficiário. Notou-se pontos positivos como o acesso à educação e saúde, entretanto, há ainda falhas de intersetorialidade internas e externas ao Programa que dificultam o desenvolvimento. Internas nas questões práticas entre o tripé saúde, educação e assistência social, e externas, no que se refere a externalidades negativas geradas pela falta ou direcionamentos de outras políticas públicas.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39310
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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