Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Francine de Paulo Martins | - |
dc.creator | Ferreira, Helena Maria | - |
dc.creator | Villarta-Neder, Marco Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T19:25:44Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T19:25:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, F. de P. M.; FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A. A articulação entre a educação básica e o ensino superior: contribuições dos mestrados profissionais em educação. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 12, n. 2, p. 208-220, mai./ago. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39605 | - |
dc.description.abstract | This article chooses as object of discussion one of the main objectives of the professional masters in education, that is, the articulation between higher education and basic education. The objective is to inventory the contributions made by the Professional Master’s Program in Education (PPGE) of the Federal University of Lavras (MG) for the performance of the graduates in basic education. This paper presents the specificities of the professional masters’ proposals in education, discusses the processes of articulation between higher education and basic education, and analyzes the context of the processes of teacher training and the constitution of subjects. This work presents an analysis of the students’ perceptions about the effectiveness of the formative actions for the different fields of action of teachers of basic education. The discussions have shown that the articulation between higher education and basic education is still a challenge, since the contributions still require a treatment that allows the creation of strategies for a greater visibility of the actions / researches developed and the systematization of the students’ perceptions. In this sense, the contribution of this work consists in provoking a reflection on the effectiveness of the Professional Masters for a formation for teaching and for the school management in the basic education, evidencing a position that considers that the project and the formative actions of this modality are constitute social practices, which, in turn, promote the constitution of subjects, facilitate the understanding of educational processes, broaden the epistemological basis and strengthen the approximation between educational agencies and training agents. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté - UNITAU | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject | Mestrados profissionais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Professional Masters | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | A articulação entre a educação básica e o ensino superior: contribuições dos mestrados profissionais em educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Articulation between basic and higher education: contributions of professional masters in education | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo elege como objeto de discussão um dos objetivos precípuos dos mestrados profissionais em educação, qual seja, a articulação entre o ensino superior e a educação básica. O objetivo consiste em inventariar as contribuições propiciadas pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (MG) para a atuação dos egressos na educação básica. O trabalho apresenta as especificidades das propostas dos mestrados profissionais em educação, discute os processos de articulação entre ensino superior e educação básica e analisa o contexto dos processos de formação de professores e de constituição de sujeitos. O trabalho apresenta uma análise das percepções dos egressos acerca da efetividade das ações formativas para os diversos campos de atuação de professores da educação básica. As discussões empreendidas demonstraram que a articulação entre ensino superior e a educação básica ainda constitui um desafio, uma vez que as contribuições ainda demandam um tratamento que permita a criação de estratégias para uma maior visibilidade das ações/pesquisas desenvolvidas e a sistematização das percepções dos egressos. Nesse sentido, a contribuição deste trabalho se consubstancia na provocação de uma reflexão sobre a efetividade dos Mestrados Profissionais para uma formação para a docência e para a gestão escolar na educação básica, evidenciando um posicionamento que considera que o projeto e as ações formativas dessa modalidade se constituem como práticas sociais, que, por sua vez, promovem a constituição de sujeitos, propiciam a compreensão de processos educativos, ampliam as bases epistemológicas e fortalecem a aproximação entre agências educativas e agentes formadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCH - Artigos publicados em periódicos DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A articulação entre a educação básica e o ensino superior contribuições dos mestrados profissionais em educação.pdf | 373,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons