Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Francine de Paulo Martins-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antônio-
dc.date.accessioned2020-03-31T19:25:44Z-
dc.date.available2020-03-31T19:25:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, F. de P. M.; FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A. A articulação entre a educação básica e o ensino superior: contribuições dos mestrados profissionais em educação. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 12, n. 2, p. 208-220, mai./ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39605-
dc.description.abstractThis article chooses as object of discussion one of the main objectives of the professional masters in education, that is, the articulation between higher education and basic education. The objective is to inventory the contributions made by the Professional Master’s Program in Education (PPGE) of the Federal University of Lavras (MG) for the performance of the graduates in basic education. This paper presents the specificities of the professional masters’ proposals in education, discusses the processes of articulation between higher education and basic education, and analyzes the context of the processes of teacher training and the constitution of subjects. This work presents an analysis of the students’ perceptions about the effectiveness of the formative actions for the different fields of action of teachers of basic education. The discussions have shown that the articulation between higher education and basic education is still a challenge, since the contributions still require a treatment that allows the creation of strategies for a greater visibility of the actions / researches developed and the systematization of the students’ perceptions. In this sense, the contribution of this work consists in provoking a reflection on the effectiveness of the Professional Masters for a formation for teaching and for the school management in the basic education, evidencing a position that considers that the project and the formative actions of this modality are constitute social practices, which, in turn, promote the constitution of subjects, facilitate the understanding of educational processes, broaden the epistemological basis and strengthen the approximation between educational agencies and training agents.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubaté - UNITAUpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Ciências Humanaspt_BR
dc.subjectMestrados profissionaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectProfessional Masterspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleA articulação entre a educação básica e o ensino superior: contribuições dos mestrados profissionais em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeArticulation between basic and higher education: contributions of professional masters in educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo elege como objeto de discussão um dos objetivos precípuos dos mestrados profissionais em educação, qual seja, a articulação entre o ensino superior e a educação básica. O objetivo consiste em inventariar as contribuições propiciadas pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (MG) para a atuação dos egressos na educação básica. O trabalho apresenta as especificidades das propostas dos mestrados profissionais em educação, discute os processos de articulação entre ensino superior e educação básica e analisa o contexto dos processos de formação de professores e de constituição de sujeitos. O trabalho apresenta uma análise das percepções dos egressos acerca da efetividade das ações formativas para os diversos campos de atuação de professores da educação básica. As discussões empreendidas demonstraram que a articulação entre ensino superior e a educação básica ainda constitui um desafio, uma vez que as contribuições ainda demandam um tratamento que permita a criação de estratégias para uma maior visibilidade das ações/pesquisas desenvolvidas e a sistematização das percepções dos egressos. Nesse sentido, a contribuição deste trabalho se consubstancia na provocação de uma reflexão sobre a efetividade dos Mestrados Profissionais para uma formação para a docência e para a gestão escolar na educação básica, evidenciando um posicionamento que considera que o projeto e as ações formativas dessa modalidade se constituem como práticas sociais, que, por sua vez, promovem a constituição de sujeitos, propiciam a compreensão de processos educativos, ampliam as bases epistemológicas e fortalecem a aproximação entre agências educativas e agentes formadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons