Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39691
metadata.artigo.dc.title: Análise de Tecnologias Sociais sob a Luz da Teoria do Ator-Rede: o caso das associações sociotécnicas da pedagogia da alternância
metadata.artigo.dc.title.alternative: Analysis of Social Technologies in the Light of Actor-Network Theory: the Case of Sociotechnical Associations of Pedagogy of Alternation
metadata.artigo.dc.creator: Valadão, José de Arimatéia Dias
Andrade, Jackeline Amantino de
Alcântara, Valderí de Castro
metadata.artigo.dc.subject: Translação
Inscrição
Sociologia das associações
Cadernos da alternância
Translation
Subscription
Sociology of associations
Notebooks of alternation
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
metadata.artigo.dc.date.issued: 2019
metadata.artigo.dc.identifier.citation: VALADÃO, J. de A. D.; ANDRADE, J. A. de; ALCÂNTARA, V. de C. Análise de Tecnologias Sociais sob a Luz da Teoria do Ator-Rede: o caso das associações sociotécnicas da pedagogia da alternância. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, n. 48, p. 231-249, jul./set. 2019.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Tecnologias Sociais como a Pedagogia da Alternância têm sido consideradas iniciativas estratégicas para a dinamização de políticas públicas. Um dos maiores desafios, contudo, têm sido a sobrevivência e ampliação dessas Tecnologia Social para outros espaços e contextos. Nesse sentido, o presente trabalho visou analisar como a Pedagogia da Alternância se consolidou na localidade em que surgiu e se tornou uma TS reconhecidamente geradora de transformações sociais. Teoricamente, foi adotada a Teoria do Ator-Rede. Os procedimentos metodológicos se basearam em fontes secundárias de dados documentais e entrevistas, sendo a análise dos dados realizada por meio do conceito de translação. Como resultado, verificou-se que a Pedagogia da Alternância foi, inicialmente, um processo negociado por muitos atores com objetivos distintos e interessamentos diversos. A participação das famílias, o apoio da Igreja Católica e do Governo do Estado e um conjunto de inscrições, inclusive de atores não humanos, definiram as possibilidades, tanto de execução local como sua expansão para outras regiões e países.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Social Technologies such as the pedagogy of alternation have been considered strategic initiatives for the dynamization of public policies. One of the biggest challenges, however, has been the survival and expansion of these technologies to other spaces and contexts. In this sense, the present work aimed to analyze how the pedagogy of alternation was consolidated in the locality in which it emerged and became a social technology recognized as generating social transformations. Theoretically, the Actor-Network Theory was adopted. The methodological procedures were based on secondary sources of documentary data and interviews, and the data analysis was performed through the translation concept. As a result, it was found that the Pedagogy of Alternation was initially a process negotiated by many actors with different objectives and diverse interests. The participation of families, the support of the Catholic Church and the State Government and a set of inscriptions, including non-human actors, defined the possibilities of both local execution and its expansion to other regions and countries.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39691
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons