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dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorRothen, José Carlos-
dc.date.accessioned2020-04-06T17:45:05Z-
dc.date.available2020-04-06T17:45:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBORGES, R. M.; ROTHEN, J. C. Avaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagens. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 36-66, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39836-
dc.description.abstractThis paper analyzes the configuration of the scientific field of educational evaluation in Brazil during the 1980s, identifying the agents that constituted it and their theoretical contributions on the evaluation theme. A bibliographic and documental research was carried out, combined with bibliometric studies and content analysis. The results show the participation of 19 Brazilian researchersin the field development process, whose theoretical contributions suggest two main evaluation approaches: one that is grounded mainly on the measurement of results and another that primarily advocates the participation in evaluation processes.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade CESGRANRIOpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Meta: Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCampo científicopt_BR
dc.subjectAvaliação como resultadopt_BR
dc.subjectAvaliação como processopt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectScientific fieldpt_BR
dc.subjectResult-based evaluationpt_BR
dc.subjectProcess-based evaluationpt_BR
dc.titleAvaliação Educacional Brasileira na Década de 1980: o campo entre duas abordagenspt_BR
dc.title.alternativeBrazilian Educational Evaluation in the 1980s: the field between two approachespt_BR
dc.title.alternativeEvaluación Educativa Brasileña en la Década de 1980: el campo entre dos enfoquespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa a configuração do campo científico da avaliação educacional no Brasil na década de 1980, identificando os agentes que o constituíam e as suas contribuições teóricas sobre a temática da avaliação. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental, associada às estratégias dos estudos bibliométricos e à análise de conteúdo. Os resultados mostram a participação de 19 pesquisadores brasileiros no processo de desenvolvimento do campo, cujas contribuições teóricas apontam para duas principais abordagens de avaliação: uma que se fundamenta principalmente na mensuração dos resultados e outra que defende prioritariamente a participação nos processos avaliativos.pt_BR
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