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metadata.teses.dc.title: Ações afirmativas no Ensino Superior Público e as (im)possibilidades de enfrentamento da reprodução das desigualdades raciais e de classe
metadata.teses.dc.title.alternative: Affirmative actions in public higher education and the (in)possibilities of facing the reproduction of race and class inequalities
metadata.teses.dc.creator: Alvarenga, Paula Pereira de
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6274841832567584
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Joaquim, Nathália de Fátima
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ichkawa, Elisa Yoshie
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Kalsing, Vera Simone Schaefer
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
metadata.teses.dc.subject: Sistema de cotas
Assistência estudantil
Cotistas - Retenção
Inclusão
Desigualdade social
Quota system
Student assistance
Quota students - Retention
Social inequality
Inclusion
metadata.teses.dc.date.issued: 13-Apr-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: ALVARENGA, P. P. de. Ações afirmativas no Ensino Superior Público e as (im)possibilidades de enfrentamento da reprodução das desigualdades raciais e de classe. 2020. 224 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
metadata.teses.dc.description.resumo: Considerando a mudança no perfil dos estudantes universitários, após o advento do sistema de cotas, que contribuiu de forma elementar para o acesso da chamada ralé nas universidades, justifica-se a necessária incorporação de estratégias que possibilitem a sua permanência. Assim, constitui objetivo primário desta pesquisa a compreensão do fenômeno da retenção junto aos estudantes cotistas de uma IFES de Minas Gerais, tendo como escopo teórico as reflexões acerca da reprodução das desigualdades das estruturas das relações raciais e de classe no âmbito do sistema de ensino. Justifica-se que as ações afirmativas no ensino superior público, destacando-se a política de cotas e a assistência estudantil, assumem relevância à medida que podem se configurar como formas de enfrentamento às desigualdades raciais e de classe, tão enraizadas na sociedade brasileira. Ademais, o fenômeno da retenção no ensino superior público brasileiro tem se mostrado importante para se delimitar, por exemplo, a taxa de sucesso de uma universidade e também por ser um dos balizadores para se verificar a eficácia da assistência estudantil. E objetivos específicos estão a identificação dos fatores condicionantes que influenciam os índices de retenção dos estudantes cotistas; a compreensão se a política de assistência estudantil da IFES tem agido para evitar a retenção dos cotistas e a interpretação dos condicionantes da retenção e se estes estão ligados aos aspectos relativos à vivência pessoal (trajetória individual) e universitária do sujeito de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem biográfica, cujo método para coleta de dados foi a realização de entrevistas com gravação de voz, conduzidas a partir dos direcionamentos metodológicos da história oral de vida. Os sujeitos de pesquisa são estudantes advindos do sistema de cotas, moradores do alojamento estudantil da IFES e que possuem retenção, nomeados e identificados como estudantes cotistas. Para a análise de dados, optou-se pela análise de narrativas. Os apontamentos, analisados por meio dos resultados, mostram que o arbitrário cultural inculcado, por meio da violência simbólica, muito contribui para que os cotistas continuem vivenciando dificuldades nas suas trajetórias acadêmicas, impactando na retenção. Os dados apontam para o fato de que a assistência estudantil básica e ampliada, articulada ao ensino, poderá ser uma importante estratégia para se ampliar o estoque de capital cultural da ralé e, consequentemente, oportunizar a sua conclusão.
metadata.teses.dc.description.abstract: Considering the change in the profile of university students, after the advent of the quota system, which contributed in an elementary way to the access of the so-called rabble in universities, the necessary incorporation of strategies that enable their permanence is justified. Thus, the primary objective of this research is to understand the retention phenomenon among quota students at an IFES in Minas Gerais, with the theoretical scope of reflections on the reproduction of inequalities in the structures of racial and class relations within the scope of the education system. It is justified that affirmative actions in public higher education, especially the policy of quotas and student assistance, assume relevance as they can be configured as ways of confronting racial and class inequalities, so rooted in Brazilian society. Furthermore, the phenomenon of retention in Brazilian public higher education has been shown to be important in determining, for example, the success rate of a university and also because it is one of the indicators to verify the effectiveness of student assistance. Specific objectives are the identification of conditioning factors that influence the retention rates of quota students and the interpretation of the conditions of retention and whether these are linked to aspects related to the research subject's personal (individual trajectory) and university experience. It is a qualitative research, with a biographical approach, whose method for data collection was the conduct of interviews with voice recording, conducted from the methodological directions of the oral life history. The research subjects are students from the quota system, residents of IFES student accommodation and who have retention, named and identified as quota students. For data analysis, narrative analysis was chosen. The notes, analyzed through the results, show that the cultural arbitrary inculcated, through symbolic violence, contributes a lot for the quota holders to continue experiencing difficulties in their academic trajectories, impacting on retention. The data point to the fact that basic and expanded student assistance, linked to teaching, may be an important strategy to expand the stock of cultural capital of the rabble and, consequently, provide the opportunity for its conclusion.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido da autora até abril 2021.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39960
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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