Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40234
metadata.teses.dc.title: Arranjos institucionais e políticas públicas de educação especial: um estudo de caso do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento- CEDET, Lavras-MG
metadata.teses.dc.title.alternative: Institutional arrangements and public policies of special education: a case study of the Center for the Development of Potential and Talent- CEDET, Lavras-MG
metadata.teses.dc.creator: Silva, Raphael Alex
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Souza, Gustavo Costa de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Costa, Josiane Marques da
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Mattoso, Julia Casamasso
metadata.teses.dc.subject: Políticas públicas
Dotação
Associação
Voluntariado
metadata.teses.dc.date.issued: 22-Apr-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, Raphael Alex. Arranjos institucionais e políticas públicas de educação especial: um estudo de caso do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento- CEDET, Lavras-MG. 2018. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Esse trabalho discute a política pública de educação aos dotados em âmbito local. Se objetiva nesse trabalho verificar o papel exercido pelo Centro Para Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET no arranjo institucional da política pública de educação especial e compreender como é a execução da política e analisar quais os meios e ferramentas que são utilizados para a realização da política. Para isso, tem-se o intuito de estudar a participação dos atores sociais na política pública aqui examinada. Diante disso, são abordado os principais conceitos sobre a temática de dotação e talento no ponto de vista de autores renomados e reconhecidos no assunto, bem como a abordagem feita pelo MEC. É discutido também o conceito e implementações de políticas públicas com o envolvimento de atores sociais e associações como forma de executar e cooperar com a política, desse modo verificar os arranjos institucionais que fomentam o Centro a realizar suas atividades. Além de expor o contexto histórico e explanar as atividades realizadas pelo CEDET ao longo de seus vinte e cinco anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e pesquisas bibliográficas e documentais, com intuito de conhecer mais a fundo o modo de execução da política pública que está em discussão, desse modo, alcançando informações relevantes sobre a temática. Diante disso, foi verificado que apesar da prefeitura manter o CEDET, a Associação de Pais e Amigos ao Talento - ASPAT tem uma parcela significativa na execução e manutenção do centro, além da associação guiar e nortear as atividades ela é responsável por gerir todos os voluntários e convênios que o CEDET possui para que a política pública de educação especial se concretize. Ademais, se verifica o poder que o trabalho voluntariado possui e sua importância. Para alguns dos desafios que foram encontrados se necessita que o poder público reconheça com mais atenção o CEDET e que o Estado fomente também essa temática, bem como auxiliar na execução dessa política já existente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40234
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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