Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40852
Título: Alternativa para dimensionamento de redes ramificadas de abastecimento de água: avaliação hidráulica e orçamentária
Título(s) alternativo(s): Alternative for branched water supply networks sizing: hydraulic and budgetary assessment
Palavras-chave: Engenharia Hidráulica
Saneamento básico
Abastecimento de água
Hydraulic engineering
Basic sanitation
Water supply
Data do documento: Jan-2019
Editor: Universidade do Vale do Rio Verde
Citação: SILVA, M. L. da; THEBALDI, M. S.; NOVAIS, T. de M. F. Alternativa para dimensionamento de redes ramificadas de abastecimento de água: avaliação hidráulica e orçamentária. Sustentare, Três Corações, v. 3, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2019.
Resumo: O abastecimento de água potável é um dos componentes do Saneamento Básico, sendo não só importante a qualidade da água que é entregue à população, mas também sua quantidade e condição hidráulica de disponibilização. Neste sentido, para o dimensionamento hidráulico, a NBR 12218 estabelece um diâmetro mínimo de dimensionamento, porém, vê-se que em casos particulares, não há necessidade deste ser utilizado, o que levaria a um custo inferior da obra. Assim, a partir do exposto, o objetivo deste trabalho é conceber a rede de abastecimento de água de um loteamento residencial, realizando seu dimensionamento a partir da fixação de um diâmetro mínimo comercial, conforme estabelecido pela NBR 12218/2017, e sem que este critério seja considerado, comparando tecnicamente os projetos obtidos. Para tal, fez-se necessário realizar o traçado da rede de abastecimento do loteamento a ser estudado, além de dimensionar as redes definidas a partir de critérios hidráulicos e de projeto, para vazões per capita de 150 e 350 l/habitante dia. Para possibilitar uma comparação mais robusta entre os sistemas, foi determinado também o quantitativo de materiais a serem utilizados, bem como o custo das obras de implantação para os diferentes cenários. Para ambas as vazões per capita estudadas, houve redução do custo total da obra para o livre dimensionamento, sem que a qualidade hidráulica da rede, relativa às cargas de pressões atuantes previstas, seja prejudicada. Assim, para loteamentos pequenos, diâmetros inferiores a 50 mm podem ser utilizados, desde que sejam seguidos critérios pertinentes à engenharia hidráulica na seleção dos diâmetros.
URI: http://periodicos.unincor.br/index.php/sustentare/article/view/5263
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40852
Aparece nas coleções:DEG - Artigos publicados em periódicos
DRH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.