Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40978
Título: A estratégia “Laboratório Aberto” para a construção do conceito de temperatura de ebulição e a manifestação de habilidades cognitivas
Palavras-chave: Experimentação
Atividade investigativa
Temperatura de ebulição
Data do documento: Ago-2010
Editor: Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Química (IQ)
Citação: SUART, R. de C.; MARCONDES, M. E. R.; LAMAS, M. F. P. A estratégia “Laboratório Aberto” para a construção do conceito de temperatura de ebulição e a manifestação de habilidades cognitivas. Química Nova na Escola, [S.l.], v. 32, n. 3, ago. 2010.
Resumo: Algumas pesquisas em ensino de Química têm destacado a importância do uso de atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos e para um aumento na participação destes no processo de aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir e refletir as potencialidades dessas atividades, investigando uma experiência de ensino sobre o conceito de temperatura de ebulição desenvolvida com alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Foi observado que os alunos manifestam habilidades cognitivas de ordem mais alta, como elaboração de hipóteses, e também apresentam certa dificuldade em compreender a relação entre tempo e temperatura.
URI: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/10-AF-8109_novo.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40978
Aparece nas coleções:DQI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.