Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Amanda Botega Masson de-
dc.date.accessioned2014-09-29T19:26:22Z-
dc.date.available2014-09-29T19:26:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-09-20-
dc.identifier.citationJESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRegraspt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.subjectFractionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRulespt_BR
dc.subjectActivitiespt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimentopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationMatemáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Cristo, Osnel Broche-
dc.contributor.referee1Cunha, Carlos Alberto Raposo da-
dc.contributor.referee1Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré-
dc.description.resumoThis notes paper presents a proposal for teaching fractions, based on the student's trial, which is significant and consistent with the stage of cognitive development of students in the 6th grade of elementary school. To avoid rules and formulas are decorated without proper understanding, are presented activities in which the student participates directly in the process of building techniques involved in operational equivalence and the operations of addition and subtraction of fractions. Since those buildings would only be possible on the basis of as well established, are also presented identification activities fractions. Lessons well conducted, can assist in effective learning of fractions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações, pautada na experimentação do aluno, que seja significativa e coerente com a etapa do desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para evitar que regras e fórmulas sejam decoradas sem a devida compreensão, são apresentadas atividades em que o aluno participa diretamente do processo de construção das técnicas operacionais envolvidas na equivalência e nas operações de adição e subtração de frações. Visto que essas construções só seriam possíveis diante de uma base bem consolidada, são apresentadas, também, atividades de identificação de frações. Aulas, assim conduzidas, podem auxiliar na efetiva aprendizagem de frações.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.