Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Amanda Botega Masson de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-29T19:26:22Z | - |
dc.date.available | 2014-09-29T19:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, A. B. M. de. Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento. 2013. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4097 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fração | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Regras | pt_BR |
dc.subject | Atividades | pt_BR |
dc.subject | Fraction | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Rules | pt_BR |
dc.subject | Activities | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DEX - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Matemática | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cristo, Osnel Broche | - |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Carlos Alberto Raposo da | - |
dc.contributor.referee1 | Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré | - |
dc.description.resumo | This notes paper presents a proposal for teaching fractions, based on the student's trial, which is significant and consistent with the stage of cognitive development of students in the 6th grade of elementary school. To avoid rules and formulas are decorated without proper understanding, are presented activities in which the student participates directly in the process of building techniques involved in operational equivalence and the operations of addition and subtraction of fractions. Since those buildings would only be possible on the basis of as well established, are also presented identification activities fractions. Lessons well conducted, can assist in effective learning of fractions. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de frações, pautada na experimentação do aluno, que seja significativa e coerente com a etapa do desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para evitar que regras e fórmulas sejam decoradas sem a devida compreensão, são apresentadas atividades em que o aluno participa diretamente do processo de construção das técnicas operacionais envolvidas na equivalência e nas operações de adição e subtração de frações. Visto que essas construções só seriam possíveis diante de uma base bem consolidada, são apresentadas, também, atividades de identificação de frações. Aulas, assim conduzidas, podem auxiliar na efetiva aprendizagem de frações. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Uma proposta de ensino de frações voltada para a construção do conhecimento.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.