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metadata.teses.dc.title: Efeitos da mudança do Código Eleitoral nas estratégias de marketing político: um estudo junto a deputados estaduais de Minas Gerais
metadata.teses.dc.title.alternative: Effects of Electoral Code change on political marketing strategies: a study with state deputies of Minas Gerais
metadata.teses.dc.creator: Teixeira, Jonathan Souza
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Denis Renato de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Guimarães, Elisa Reis
metadata.teses.dc.subject: Lei Eleitoral
Candidatos
Estratégia
Marketing Político
Mídias Digitais
Electoral Law
Candidates Strategy
Political Marketing
Digital media
metadata.teses.dc.date.issued: 20-May-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: TEIXEIRA, Jonathan Souza. Efeitos da mudança do Código Eleitoral nas estratégias de marketing político: um estudo junto a deputados estaduais de Minas Gerais. 2019. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever os efeitos da mudança do código eleitoral nas estratégias de marketing político adotadas pelos candidatos a deputado estadual nas eleições de 2014 e 2018. Estabelecida pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015 e pela edição da Lei n° 13.487, de 6 de outubro de 2017, com o objetivo de eliminar as brechas e práticas antiéticas do processo, a reformulação eleitoral no Brasil determinou o veto ao financiamento privado e impôs o limite de gastos que impactaram o orçamento de campanha dos candidatos. Como benefícios, o novo regramento deu novas oportunidades aos candidatos, como um menor tempo de circunscrição eleitoral e o impulsionamento de publicações pelas mídias digitais, que passou a ser o principal meio de comunicação utilizado pelos candidatos. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, foram selecionados os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reeleitos e que participaram das duas últimas disputas eleitorais, ou seja, aqueles que foram afetados pelas reformulações da lei (2015 e 2017). Por meio de análise qualitativa e de natureza exploratória-descritiva, optou-se pela escolha da netnografia para coleta de dados. Utilizou-se, portanto, dois de seus métodos: (1) a entrevista online com a aplicação de um questionário pelo formulário Google e (2) um estudo de postagens em rede social (Facebook) dos deputados entrevistados. Os resultados obtidos revelam que os deputados entrevistados sofreram, mesmo que minimamente, os efeitos da reformulação eleitoral em suas campanhas, a destacar pela escassez de recursos e pela falta de profissionais com conhecimento da legislação. Isso contribuiu para que eles alterassem suas estratégias de campanha e governo a partir de 2015. Essas alterações nas estratégias mostram que há uma transição da plataforma de realização de campanha, de mídias off-line como jornais, TV, materiais de campanha etc para meios digitais e o impulsionamento pago nas redes sociais. Além dos deputados, observa-se neste estudo, que os cidadãos também passaram a utilizar mais as mídias digitais para comunicação. Segundo os deputados, esta maior utilização das mídias digitais pelos cidadãos ao mesmo tempo que gera empoderamento social e político, qualificando o processo, pode ser prejudicial em razão de ataques nocivos pelas redes sociais, sobretudo pelo uso de notícias falsas ou fakenews.
metadata.teses.dc.description.abstract: The purpose of this paper was to describe the effects of changing the electoral code on the political marketing strategies adopted by state deputy candidates in the 2014 and 2018 elections. Established by Law No. 13.165, of September 29, 2015 and the edition of Law No. 13,487 of October 6, 2017, in order to eliminate the loopholes and unethical practices of the process, the electoral reformulation in Brazil determined the veto on private financing and imposed the spending limit that impacted the campaign budget of the candidates. As benefits, the new rule gave candidates new opportunities, such as a shorter time for electoral constituency and the boosting of publications by digital media, which became the main means of communication used by candidates. To achieve the objective of this research, were selected the deputies of the Legislative Assembly of Minas Gerais (ALMG) that were reelected and participated in the last two electoral disputes, that is, those who were affected by the reformulations of the law (2015 and 2017). Through qualitative and exploratory-descriptive analysis, it was chosen netnography for data collection. Therefore, two of its methods were used: (1) the online interview with the application of a questionnaire using the Google form and (2) a study of social network posts (Facebook) of the interviewed deputies. The results obtained reveal that the deputies interviewed suffered, even minimally, the effects of electoral reformulation in their campaigns, notably due to the lack of resources and the lack of professionals with knowledge of the legislation. This has helped them change their campaign and government strategies from 2015. These strategy changes show that there is a transition from campaigning platform, from offline media such as newspapers, TV, campaign materials etc to digital media. and the boost paid on social networks. In addition to the deputies, it is observed in this study that citizens also began to use more digital media for communication. According to deputies, this increased use of digital media by citizens while generating social and political empowerment, qualifying the process, it can be detrimental due to harmful attacks by social networks, especially the use of fake news.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41110
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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