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dc.creatorCalixto, Helaine Cristina Amaro-
dc.date.accessioned2020-06-09T17:31:21Z-
dc.date.available2020-06-09T17:31:21Z-
dc.date.issued2020-06-08-
dc.date.submitted2020-04-03-
dc.identifier.citationCALIXTO, H. C. A. Do impresso ao digital: práticas de letramentos a partir do gênero textual cantigas com crianças em fase de alfabetização. 2020. 96 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41382-
dc.description.abstractThis research is developed from the monitoring and reflection of the work of a literacy teacher with textual genres in printed and digital media. Therefore, the objective is to analyze the application of the didactic sequence in the development of pedagogical activities with the textual genre canting, aiming to observe the impact of this differentiated practice in the process of acquiring writing and promoting literacy. To this end, it was decided to carry out a field research, with a qualitative approach, based on the application of activities with children in the third year of elementary school at a public school in the city. To discuss the importance of using textual genres in literacy, theoretical subsidies are sought in Dolz and Schneuwly (1995,1999,2004) that discuss school genres: from language practices to teaching objects, Street (1984-2014) and Barton and Hamilton (2004) who explore literacies as social phenomena, Soares (2005/2017) which addresses literacies, Rojo (2012) who expands studies on multi-literacies, Coscarelli (2005) on digital literacy, Cristóvão (2001 ) that permeates the field of didactic sequence, Marcushi (2002-2003) that explores the concept of textual genres, Castanheira (2008) that explores the practices of reading and writing, among others. The research observes as effects of the didactic sequences developed the expansion of the lexicon and of the geographic knowledge, through the interaction between the children and the teaching and learning process; the impact on student training, through motivation to carry out the proposed activities and the reflexes on the training of the literacy teacher with the production and development and teaching methodologies. A product of the Professional Master's in Education is the application of didactic sequences developed during the research in a class of the 3rd year of elementary school, in the linguistic and appropriation dimensions of the writing system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleDo impresso ao digital: práticas de letramentos a partir do gênero textual cantigas com crianças em fase de alfabetizaçãopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Rocha, Gladys Agmar Sá-
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolve-se a partir do acompanhamento e da reflexão do trabalho de um professor alfabetizador com gêneros textuais em suportes impressos e digitais. Diante disso, objetiva-se analisar a aplicação da sequência didática no desenvolvimento de atividades pedagógicas com o gênero textual cantiga, visando-se observar o impacto dessa prática diferenciada no processo de aquisição da escrita e de promoção do letramento. Para tal, optou- se por fazer uma pesquisa ação, de abordagem qualitativa, a partir da aplicação de atividades com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal. Para discorrer sobre a importância do uso dos gêneros textuais na alfabetização busca- se subsídios teóricos em Dolz e Schneuwly (1995,1999,2004), que discorrem sobre os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino, Street (1984-2014) e Barton e Hamilton (2004) que exploram os letramentos como fenômenos sociais, Soares (2005/2017)que aborda os letramentos, Rojo (2012) que amplia os estudos sobre os multiletramentos, Coscarelli (2005) sobre o letramento digital, Cristóvão (2001) que permeia o campo da sequência didática, Marcushi (2002-2003) que explora o conceito de gêneros textuais, Castanheira(2008) que explora as práticas de leitura e escrita , entre outros. A pesquisa observa como efeitos das sequências didáticas desenvolvidas a ampliação do léxico e do conhecimento geográfico, por meio da interação entre as crianças e o processo de ensino e aprendizagem; o impacto na formação do aluno, por meio da motivação para a realização das atividades propostas e os reflexos na formação do professor alfabetizador com a produção e desenvolvimento e metodologias de ensino. Constitui-se produto do mestrado Profissional em Educação a aplicação de sequências didáticas desenvolvidas no decorrer da pesquisa em uma turma do 3o Ano do ensino fundamental, nas dimensões linguística e de apropriação do sistema da escrita.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2362164755709470pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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