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Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/440

Título: Caracterização de MPE’s brasileiras quanto ao conhecimento de ferramentas de gestão
Título Alternativo: Characterization of brazilian SME's as to knowledge of management tools
Autor(es): Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar
Orientador: Vilas Boas, Ana Alice
Membro da banca: Santos, Antonio Carlos dos
Canen, Alberto Gabbay
Área de concentração: Organizações, Gestão e Sociedade
Assunto: Administração
Ferramentas gerenciais
Micro e pequenas empresas
Administration
Management tools
Micro and small enterprises
Data de Defesa: 4-Jul-2012
Data de publicação: 2012
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Referência: RODRIGUES, T. K. de A. Caracterização de MPE's brasileiras quanto ao conhecimento de ferramentas de gestão. 2012. 130 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: Este trabalho surgiu diante dos seguintes questionamentos: quais as ferramentas de gestão podem auxiliar as micro e pequenas empresas na melhoria do processo administrativo? Qual o grau de conhecimento dos micro e pequenos empresários sobre conhecimento qualificado em gestão? Tomou-se como principal suposição a esses questionamentos que a adoção de planejamento e execução de ferramentas gerenciais pode auxiliar na redução da falta de conhecimento técnico-científico dessas organizações, mas que os empresários têm pouco conhecimento qualificado sobre essas ferramentas. Assim, esta pesquisa caracterizou as MPE’s (Micro e Pequenas Empresas) brasileiras quanto ao conhecimento de ferramentas de gestão que auxiliem na melhoria no processo administrativo dessas organizações. Para isso, as MPE’s brasileiras foram caracterizadas; verificou-se o conhecimento dos gestores quanto às ferramentas de gestão; e correlacionou as características das MPE’s com o conhecimento dos gestores sobre ferramentas de gestão e o seu perfil. Além, de apresentar uma proposta de manual de ferramentas de gestão para MPE’s. Aplicou-se um questionário tipo survey com 800 micro e pequenos empresários das cinco regiões do país. Por meio dos resultados, chega-se à conclusão que as MPE’s brasileiras são organizações que atuam no comércio (43%), estão no mercado há mais de 15 anos (33%), a maior parte está localizada na região Sudeste (55%), com até 5 empregados (38%). Além disso, a maioria delas possui faturamento mensal médio de até R$20.000,00 (42%), os gestores/proprietários são do sexo masculino (71%), com faixa etária entre 37 e 45 anos (36%), casados (46%), e com grau de escolaridade Ensino Médio (39%). Quanto às afirmações da escala tipo Likert, foi evidenciado que a maioria dos gestores das MPE’s entrevistada (55% em média) não utiliza as ferramentas de gestão descritas neste trabalho, seja pelo fato de não conhecerem tais ferramentas ou simplesmente porque não têm necessidade de utilização das mesmas em seus negócios
This study appeared in front of the following questions: What are the management tools can assist the micro and small enterprises in improving the administrative process? What is the degree of knowledge of micro and small entrepreneurs on the qualified knowledge in management? It was taken as the main assumption of these questions, that the adoption of planning and performance of management tools can help reduce the shortage of technical and scientific knowledge of these organizations, but some entrepreneurs have little qualified knowledge about these tools. Thus, this study characterized the Brazilian MSE’s as knowledge management tools which assist in improving the administrative process of these organizations. For this, the Brazilian MSE’s were characterized; checked the managers knowledge as the management tools, and related the characteristics of the MSE’s (Micro and Small Enterprises) with the managers knowledge about management tools and profile. In addition to this, this study aims to elaborate a proposal of a practical guide of management tools for MSE´s. It was applied a survey with 800 micro and small entrepreneurs in the five regions of the country. Through the results, one comes to the conclusion that the Brazilian MSE’s are organizations which working on commerce (43%), which are in the market for over 15 years (33%), located in the Southeast region (55%) with up to five employees (38%). Furthermore, the Brazilian enterprises have an average monthly sales of up to R$20.000.00 (42%), whose managers/owners are male (71%), aged between 37 and 45 years (36% ), married (46%), and with high school educational level (39%). Regarding the Likert scale, it was evident that most managers of MSE’s surveyed (55% on average) does not use the management tools described in this paper, either because they do not know such tools or because they do not need to adopt its in their business
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade, para a obtenção do título de Mestre
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/440
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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