Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdriano, Maria José-
dc.date.accessioned2021-04-06T17:25:38Z-
dc.date.available2021-04-06T17:25:38Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.date.submitted2021-02-12-
dc.identifier.citationADRIANO, M. J. Práticas de produção textual e a formação continuada de professores: percursos em diálogo. 2021. 115 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46184-
dc.description.abstractThe present work chooses as a theme the production of text articulated to the formation of teachers and seeks to answer the following question: how is the textual production worked in classes of the third year of elementary school I? The general objective that guided this research was to contribute to the process of continuing teacher education through the production of pedagogical support material for the work with the production of texts in the classroom, in classes of the third year of Elementary School. As specific objectives, the following are listed: (i) understand about the teacher training process through continuing education courses (ii) analyze the strategies used by teachers of the third year of elementary school to plan and propose activities for the production of classroom text. A theoretical research was carried out on the theme, from some authors such as: Gatti (1997), Tardif (2002), Geraldi (2001) and Dolz (2010). The methodological approach is in line with a qualitative research and the data collection occurred through interviews with teachers on the topic of textual production. Data analysis showed that teachers use different strategies to work with textual production in the classroom and consider that continuing education courses contribute to pedagogical practice. Complementary material was prepared with proposals for textual production aimed at working with 3rd year students of the initial years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Produção de textospt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectElementary school - Text productionpt_BR
dc.titlePráticas de produção textual e a formação continuada de professores: percursos em diálogopt_BR
dc.title.alternativeTextual production practices and continuing training of teachers: pathways in dialoguept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee2Borges, Rosângela Rodrigues-
dc.contributor.referee3Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.description.resumoO presente trabalho elege como tema a produção de texto articulada à formação de professores e busca responder a seguinte questão: como a produção textual é trabalhada em turmas do terceiro ano do ensino fundamental I? O objetivo geral que norteou está pesquisa foi o de contribuir para o processo de formação continuada do professor por meio da produção de um material de apoio pedagógico para o trabalho com a produção de textos em sala de aula, em turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, são elencados os seguintes: (i) compreender sobre o processo formativo do professor por intermédio dos cursos de formação continuada (ii) analisar as estratégias utilizadas por professores do terceiro ano do ensino fundamental I para planejar e propor atividades de produção de texto em sala de aula. Foi realizada uma pesquisa teórica sobre o tema, a partir de alguns autores como: Gatti (1997), Tardif (2002), Geraldi (2001) e Dolz (2010). A abordagem metodológica alinha-se a uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com professores sobre o tema produção textual. A análise de dados evidenciou que os professores empregam estratégias diversas para trabalhar a produção textual em sala de aula e consideram que os cursos de formação continuada contribuem para a prática pedagógica. Foi elaborado um material complementar com propostas de produção textual destinadas ao trabalho com alunos 3º Ano dos anos iniciais.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631271807206774pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Práticas de produção textual e a formação continuada de professores percursos em diálogo.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.