Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Monteiro, Julia Amorim | - |
dc.creator | Gonçalves, Laise Vieira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T18:54:45Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T18:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-02 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, J. A.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 15, n. 1, p. 277-287, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46375 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze how the development of Environmental Education activities in a state school in the city of Lavras - MG contributed to the training of undergraduate students in the Biological Sciences course at the Federal University of Lavras. The activities were planned by the university graduates and carried out with high school students in a discipline entitled ‘Research and Intervention’ which is part of the Minas Gerais state government project called Integral and Integrated Education. After the development of these activities, the undergraduate students were asked about how such participation contributed to their training as a teacher. The discourse analysis methodology based on the Bakhtin Circle framework was used to analyze the statements. It was possible to realize the importance of training that values not only scientific, ecological and / or environmental knowledge, but also social, political, economic, cultural, ethical and moral knowledge that involves our entire environment. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Metodologias não convencionais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Critical environmental education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Unconventional teaching methodologies | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar como atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em uma escola estadual do município de Lavras – MG contribuíram para a formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Os licenciandos foram questionados sobre como tal participação contribuiu para sua formação enquanto professor. Para análise das falas foi utilizada a metodologia de análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin. As potencialidades observadas podem contribuir para uma formação que valorize não só os conhecimentos científicos, ecológicos e/ou ambientais, mas também os conhecimentos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos e morais que envolvem todo o nosso ambiente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos DCC - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.