Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-25T18:54:45Z-
dc.date.available2021-05-25T18:54:45Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.citationMONTEIRO, J. A.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 15, n. 1, p. 277-287, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10017pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46375-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the development of Environmental Education activities in a state school in the city of Lavras - MG contributed to the training of undergraduate students in the Biological Sciences course at the Federal University of Lavras. The activities were planned by the university graduates and carried out with high school students in a discipline entitled ‘Research and Intervention’ which is part of the Minas Gerais state government project called Integral and Integrated Education. After the development of these activities, the undergraduate students were asked about how such participation contributed to their training as a teacher. The discourse analysis methodology based on the Bakhtin Circle framework was used to analyze the statements. It was possible to realize the importance of training that values not only scientific, ecological and / or environmental knowledge, but also social, political, economic, cultural, ethical and moral knowledge that involves our entire environment.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMetodologias não convencionais de ensinopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectUnconventional teaching methodologiespt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologiapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar como atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em uma escola estadual do município de Lavras – MG contribuíram para a formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Os licenciandos foram questionados sobre como tal participação contribuiu para sua formação enquanto professor. Para análise das falas foi utilizada a metodologia de análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin. As potencialidades observadas podem contribuir para uma formação que valorize não só os conhecimentos científicos, ecológicos e/ou ambientais, mas também os conhecimentos sociais, políticos, econômicos, culturais, éticos e morais que envolvem todo o nosso ambiente.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos
DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.