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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Laise Gonçalves-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-26T18:56:54Z-
dc.date.available2021-05-26T18:56:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEIRA, L. G.; PAULA, A. A. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. As potencialidades apresentadas pelo filme “Rio” na divulgação da educação ambiental. Revista do EDICC, Campinas, v. 6, p. 266-277, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6501#:~:text=Podemos%20concluir%20que%20os%20estudantes,%2C%20conservacionista%20e%20superficiais%2Festereotipados.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46388-
dc.description.abstractSince the Industrial Revolution, the world has suffered environmental problems as a result of unbridled urbanization, causing social exclusion, displacing the rural population from the countryside to the city, deforesting and replacing men with machines. In this context, it is essential to understand the socioenvironmental contexts that permeate our society as well as to promote the awakening of a critical conscience that makes it possible to transform the realities around us. In this sense, the objective of this paper is to discuss the potential presented by the animated film Rio (2011) in the dissemination of environmental education from the eyes of the members of the Study Group on Scientific and Environmental Education (Geeca) of the Federal University of Lavras - MG. These students will look at the film as a subsidy for the dissemination of environmental education. The film is an animation based on the adventures of a couple of blue macaws and discusses biopiracy, species extinction and environmental preservation. It can be concluded that the students presented different visions regarding the potential of the Rio film in the dissemination of environmental education regarding the Brazilian environmental reality, passing through non-critical, critical, conservationist and superficial / stereotyped glances. And, in order to reach the potential for the dissemination of environmental education from a critical perspective, a more social analysis of the film is necessary, since this view has the role of understanding the environment in its entirety. We can conclude that cinema as a pedagogical resource presents interesting possibilities in the process of disclosure regarding environmental education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMPpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do EDICCpt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectCinema em sala de aulapt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectCinema in the classroompt_BR
dc.titleAs potencialidades apresentadas pelo filme “Rio” na divulgação da educação ambientalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDesde a Revolução Industrial, o mundo tem sofrido problemas ambientais por consequência de urbanizações desenfreadas, provocando exclusão social, deslocando a população rural do campo para a cidade, desmatando e substituindo homens por máquinas. Neste contexto, se torna fundamental compreender os contextos socioambientais que perpassam nossa sociedade bem como promover o despertar de uma consciência crítica que possibilite transformar as realidades a nossa volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir as potencialidades apresentadas pelo filme de animação Rio (2011) na divulgação da educação ambiental a partir da fala dos integrantes do Grupo de Estudos em Educação Científica e Ambiental (GEECA) da Universidade Federal de Lavras - MG. Será analisado o olhar destes estudantes sobre o filme como subsidio à divulgação da educação ambiental. O filme é uma animação baseada nas aventuras de um casal de ararinhas azuis e discute a biopirataria, a extinção de espécies e a preservação ambiental. Podemos concluir que os estudantes apresentaram diferentes visões em relação ao potencial do filme Rio na divulgação da educação ambiental no que tange a realidade ambiental brasileira perpassando por olhares não críticos, críticos, conservacionista e superficiais/estereotipados. E, para que seja possível alcançar um potencial de divulgação da educação ambiental numa perspectiva crítica, uma análise mais social do filme é necessária, uma vez que esta visão tem o papel de entender o ambiente em sua totalidade. Podemos concluir que o cinema enquanto recurso pedagógico apresenta possibilidades interessantes no processo de divulgação no que tange a educação ambiental.pt_BR
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