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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Carolina de Souza | - |
dc.creator | Silva, Gustavo Henrique Alves | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T17:57:14Z | - |
dc.date.available | 2021-05-27T17:57:14Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, C. de S.; SILVA, G. H. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Um relato sobre as atividades ligadas à história da música afro-brasileira desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Educação, Cultura E Sociedade (NEECS) da Universidade Federal de Lavras. Revista do EDICC, Campinas, v. 6, p. 356-365, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6454 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46402 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to relate the studies conducted by the Center for Studies in Education, Culture and Society (Neecs) of the Federal University of Lavras (UFLA) on the history of Brazilian music, in particular African nuances. The activities started in July 2017 and involve all students of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) of the UFLA Biological Sciences course. The core had as its main means of communication a Facebook group open to anyone interested in what posts were made and from them from studies. As final syntheses of the musical convergences found in this study, are available were: maxixe, choro and samba. The latter sought to describe a second timeline from its first recording “By Phone”. This samba timeline features Donga, Pixinguinha, João da Baiana. Mr. Ismael Silva, ending the journey with Noel Rosa. From the study, it was possible to realize the great potential of music in teacher education and in understanding the history of the formation of Brazilian society. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista do EDICC | pt_BR |
dc.subject | Música - História | pt_BR |
dc.subject | Música afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Music - Story | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian music | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.title | Um relato sobre as atividades ligadas à história da música afro-brasileira desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Educação, Cultura E Sociedade (NEECS) da Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo relatar os estudos feitos pelo Núcleo de Estudos Educação, Cultura e Sociedade (NEECS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) acerca da história da música brasileira, em particular de matizes africanas. As atividades foram iniciadas em julho de 2017 e envolveram todos os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da UFLA. O núcleo teve como principal meio de comunicação um grupo do Facebook aberto a quem se interessasse em que as postagens eram feitas e a partir delas se davam os estudos. As sínteses finais das convergências musicais encontradas neste estudo e, igualmente disponibilizadas, foram: o maxixe, o choro e o samba. Deste último, procurou-se descrever uma segunda linha de tempo a partir de sua primeira gravação “Pelo telefone”. Esta linha de tempo do samba apresenta Donga, Pixinguinha, João da Baiana. Sinhô, Ismael Silva e, encerra a jornada com Noel Rosa. A partir do estudo foi possível perceber o grande potencial da música na formação de professores e na compreensão da história da formação da sociedade brasileira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
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