Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Dulcineia Aparecida Ferraz-
dc.creatorBarbosa, Vanderlei-
dc.date.accessioned2021-06-08T18:53:04Z-
dc.date.available2021-06-08T18:53:04Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationRIBEIRO, D. A. F.; BARBOSA, V. Por uma pedagogia latino-americana. Revista Devir Educação, Lavras, p. 127-139. Edição especial. DOI: 10.30905/ded.v0i0.256.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the possibility of a Latin American pedagogy, committed to a vision of integral formation of the human being, covering the following aspects: epistemological, pedagogical, political, philosophical, ethical, aesthetic, theological, ecological, mystical and utopian. Based on this perspective, the question that guided this work was: What kind of human formation will contribute to the adoption of emancipatory educational practices? Based on this concern, a theoretical and bibliographic study of Paulo Freire's work was carried out, starting from the bookPedagogia do Oprimido (1988), complementing with other more recent works thatpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Devir Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia latino-americanapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titlePor uma pedagogia latino-americanapt_BR
dc.title.alternativeFor latin american pedagogypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade deuma pedagogia latino-americana, comprometida com uma visão de formação integral do ser humano abrangendo os aspectos: epistemológico, pedagógico, político, filosófico, ético, estético, teológico, ecológico, místico e utópico. Baseada nessa perspectiva, a questão que orientou esse trabalho foi: Que tipo de formação humana contribuirá na adoção de práticas educacionais emancipatórias? A partir dessa inquietação foi realizado umestudo teórico-bibliográfico, da obra de Paulo Freire, partindo do livro Pedagogia do Oprimido(1988), complementando com outras obrasmaisrecentes que descrevem o pensamento de Paulo Freire na América Latina. A análise das ideias freireana evidenciou que formar integralmente significa ter uma percepção do sujeito no mundo, com o mundo e em interação com o outro, concretamente situado numa realidade de opressão. Foram estabelecidas as inferências por meio de análises e interpretações em busca de novas descobertas em que obtivemos como resultados, uma possibilidade de formação humana e sua conexão com a Pedagogia Latino-Americana, bem como o anúncio de outras perspectivaspráticas educacionais emancipatórias para um futuro possível.pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Por uma pedagogia latino-americana.pdf255,38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons