Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Dulcineia Aparecida Ferraz | - |
dc.creator | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T18:53:04Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T18:53:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-08 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, D. A. F.; BARBOSA, V. Por uma pedagogia latino-americana. Revista Devir Educação, Lavras, p. 127-139. Edição especial. DOI: 10.30905/ded.v0i0.256. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477 | - |
dc.description.abstract | This article aims to reflect on the possibility of a Latin American pedagogy, committed to a vision of integral formation of the human being, covering the following aspects: epistemological, pedagogical, political, philosophical, ethical, aesthetic, theological, ecological, mystical and utopian. Based on this perspective, the question that guided this work was: What kind of human formation will contribute to the adoption of emancipatory educational practices? Based on this concern, a theoretical and bibliographic study of Paulo Freire's work was carried out, starting from the bookPedagogia do Oprimido (1988), complementing with other more recent works that | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Devir Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia latino-americana | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Por uma pedagogia latino-americana | pt_BR |
dc.title.alternative | For latin american pedagogy | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade deuma pedagogia latino-americana, comprometida com uma visão de formação integral do ser humano abrangendo os aspectos: epistemológico, pedagógico, político, filosófico, ético, estético, teológico, ecológico, místico e utópico. Baseada nessa perspectiva, a questão que orientou esse trabalho foi: Que tipo de formação humana contribuirá na adoção de práticas educacionais emancipatórias? A partir dessa inquietação foi realizado umestudo teórico-bibliográfico, da obra de Paulo Freire, partindo do livro Pedagogia do Oprimido(1988), complementando com outras obrasmaisrecentes que descrevem o pensamento de Paulo Freire na América Latina. A análise das ideias freireana evidenciou que formar integralmente significa ter uma percepção do sujeito no mundo, com o mundo e em interação com o outro, concretamente situado numa realidade de opressão. Foram estabelecidas as inferências por meio de análises e interpretações em busca de novas descobertas em que obtivemos como resultados, uma possibilidade de formação humana e sua conexão com a Pedagogia Latino-Americana, bem como o anúncio de outras perspectivaspráticas educacionais emancipatórias para um futuro possível. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Por uma pedagogia latino-americana.pdf | 255,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons