Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477
Título : Por uma pedagogia latino-americana
Título(s) alternativo(s): For latin american pedagogy
Autor: Ribeiro, Dulcineia Aparecida Ferraz
Barbosa, Vanderlei
Palavras-chave: Pedagogia latino-americana
Freire, Paulo, 1921-1997
América Latina
Emancipação
Education
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Data da publicação: Ago-2020
Referência: RIBEIRO, D. A. F.; BARBOSA, V. Por uma pedagogia latino-americana. Revista Devir Educação, Lavras, p. 127-139. Edição especial. DOI: 10.30905/ded.v0i0.256.
Resumo : O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade deuma pedagogia latino-americana, comprometida com uma visão de formação integral do ser humano abrangendo os aspectos: epistemológico, pedagógico, político, filosófico, ético, estético, teológico, ecológico, místico e utópico. Baseada nessa perspectiva, a questão que orientou esse trabalho foi: Que tipo de formação humana contribuirá na adoção de práticas educacionais emancipatórias? A partir dessa inquietação foi realizado umestudo teórico-bibliográfico, da obra de Paulo Freire, partindo do livro Pedagogia do Oprimido(1988), complementando com outras obrasmaisrecentes que descrevem o pensamento de Paulo Freire na América Latina. A análise das ideias freireana evidenciou que formar integralmente significa ter uma percepção do sujeito no mundo, com o mundo e em interação com o outro, concretamente situado numa realidade de opressão. Foram estabelecidas as inferências por meio de análises e interpretações em busca de novas descobertas em que obtivemos como resultados, uma possibilidade de formação humana e sua conexão com a Pedagogia Latino-Americana, bem como o anúncio de outras perspectivaspráticas educacionais emancipatórias para um futuro possível.
Abstract: This article aims to reflect on the possibility of a Latin American pedagogy, committed to a vision of integral formation of the human being, covering the following aspects: epistemological, pedagogical, political, philosophical, ethical, aesthetic, theological, ecological, mystical and utopian. Based on this perspective, the question that guided this work was: What kind of human formation will contribute to the adoption of emancipatory educational practices? Based on this concern, a theoretical and bibliographic study of Paulo Freire's work was carried out, starting from the bookPedagogia do Oprimido (1988), complementing with other more recent works that
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46477
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Por uma pedagogia latino-americana.pdf255,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons