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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Juliana de Freitas-
dc.date.accessioned2014-11-26T11:32:24Z-
dc.date.available2014-11-26T11:32:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-09-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO, J. de F. Integração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetos. 2014. 102 p. Relatório Técnico (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4664-
dc.descriptionRelatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectObservação estruturadapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectProjects pedagogypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectStructured observationpt_BR
dc.titleIntegração de tecnologia educacional ao ensino médio: estudo de caso sob a ótica da pedagogia de projetospt_BR
dc.title.alternativeIntegrating educational technology to high school: a case study in the perspective of project pedagogypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Carvalho, Alysson Massote-
dc.contributor.referee1Braga Júnior, Roberto Alves-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoA pesquisa foi conduzida com o principal objetivo de explorar possíveis contribuições da integração de tecnologia educacional, em atividades escolares do ensino médio, quando isso se dá na forma de um projeto de trabalho. Nesse sentido, investigou-se o projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras, denominado “Léo, o robô de Da Vinci”. Tal projeto foi aplicado em uma escola pública de Lavras/MG, em 2013, com a participação de 20 estudantes organizados em 4 grupos e 1 professor do ensino médio, além de uma equipe multidisciplinar da universidade. Esta investigação se caracterizou como pesquisa descritivo-exploratória, com delineamento de estudo de caso e abordagem qualitativa. Foram analisados os registros documentais impressos, os quais são fruto de depoimentos de participantes e diários de campo, vídeos e imagens, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Projeto Léo apresenta características conceituais da pedagogia de projetos, que sua aplicação ampliou, consideravelmente, o uso de diferentes tipos de tecnologias para estudar e que isso gerou ampliação de uso dos recursos tecnológicos no dia a dia do estudante. Observou-se, também, que a maioria dos estudantes apresentou trajetórias diferenciadas em termos de atitudes e que os indicadores de aprendizagem de conteúdos se mantiveram em níveis de intermediário a elevados ao longo do projeto. Destacam-se, como ganhos adicionais, a elevação das relações interpessoais entre os participantes bem como o estabelecimento de dinâmicas sociais que contribuíram para o aprendizado dos estudantes. O delineamento metodológico da pesquisa, bem como os instrumentos de observação elaborados, podem ser adotados para avaliação de outros projetos de trabalho.pt_BR
dc.description.resumoThe research was conducted with the main objective of exploiting possible contributions for educational technology integration, in high school activities, when in the form of a work project. In this sense, the extension project of the Universidade Federal de Lavras, denominated "Léo, o robô de Da Vinci" was investigated. Such project was applied at a public school in Lavras, MG, Brazil, in 2013, with the participation of 20 students organized into four groups and one high school teacher, in addition to a multidisciplinary team of the university. This investigation was characterized as a descriptive-exploratory research, with a case study design and qualitative approach. Printed documental registries, which derive from participant statements and field journals, videos and images were analyzed by means of the content analysis technique. The results point that the Projeto Léo presents conceptual characteristics for the pedagogy of projects, that its application has considerably expanded the use of different types of technologies to study, and this generated the expansion of the use of technological resources in the daily life of the students. It was also observed that most students presented different trajectories in terms of attitudes and the content learning indicators were maintained in intermediate to elevated levels along the project. As additional gains, the elevation of interpersonal relations between participants, as well as the establishment of social dynamics which contribute to the students' learning were highlighted. The methodological design of the research, as well as the elaborated observation instruments, might be adopted for the evaluation of other work projects.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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