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metadata.teses.dc.title: Desenvolvimento de um sistema de otimização florestal para o planejamento e controle do transporte de madeira (FLoS)
metadata.teses.dc.title.alternative: Development of a forest optimization system for planning and control of wood transport (FLoS)
metadata.teses.dc.creator: Oliveira, Rafael Menali
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7200715809037801
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Gomide, Lucas Rezende
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Gomide, Lucas Rezende
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Silva, Carolina Souza Jarochinski e
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Araújo Júnior, Carlos Alberto
metadata.teses.dc.subject: Transporte florestal
Heurísticas
Planejamento florestal
Roteamento de veículos
Forest transport
Heuristics
Forest planning
Routing of vehicles
metadata.teses.dc.date.issued: 15-Jul-2021
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, R. M. Desenvolvimento de um sistema de otimização florestal para o planejamento e controle do transporte de madeira (FLoS). 2021. 57 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
metadata.teses.dc.description.resumo: A logística de qualquer serviço apresenta desafios gerenciais clássicos como o dimensionamento de frota e a geração da ordem de serviço, redução de filas e aumento da eficiência veicular. O congestionamento de veículos no carregamento/descarregamento de madeira é um problema capital, pois o tempo de espera aumenta o custo do empreendimento e reduz eficiência do prestador de serviço ou do equipamento. Buscando melhorar o planejamento e escalonamento de atividades do ferramental logístico de um projeto florestal, foi desenvolvido um sistema de otimização florestal composto de heurísticas para o planejamento e controle do transporte de madeira. O sistema resolve um conjunto de problemas operacionais florestais para maximizar o desempenho dessas tarefas sob métodos heurísticos. Em essência, esses problemas estão associados ao sequenciamento de veículos de transporte, redução do tamanho de frota, custos e filas para carga/descarga. O sistema proposto é capaz de otimizar o tempo ocioso e reduzir os custos operacionais via roteamento de veículos com uma solução confiável. Os resultados do sistema desenvolvido atingem o ótimo global estabelecido por modelos matemáticos em todos os cenários e subproblemas testados. Após o processamento, o sistema fornece um cronograma de execução de atividades detalhado, abordando questões espaciais e temporais sem comprometer o abastecimento da fábrica. As análises complementares indicam que as gruas são os equipamentos que causam a maioria do consumo de recursos e emissão de gases do efeito estufa. Concluímos que o sistema proposto pode ser usado como forma de suporte a tomada de decisão.
metadata.teses.dc.description.abstract: The logistics of any service presents classic management challenges such as sizing the fleet and generating the service order, reducing queues and increasing vehicle efficiency. Vehicle jam in loading/unloading wood is a major problem, as waiting times increase the cost of the project and reduce the efficiency of the service provider or equipment. Seeking to improve the planning and scheduling of activities of the forestry logistics, we have developed a system of forest optimization for the planning and control of wood transport. The system solves a set of forest operational problems to maximize the performance of these tasks under heuristic methods. In essence, these problems are associated with the sequence of transport, reduction of the size fleet, costs and queues for loading/unloading. The proposed system is able to optimize downtime and reduce operating costs via vehicle routing with a reliable solution. The results of the developed system reach the global optimum established by mathematical models in all tested scenarios and subproblems. After processing, the system provides a detailed activity execution schedule, addressing spatial and temporal issues without compromising the factory supply. Complementary analyzes indicate that cranes are the equipment that causes the most consumption of resources and emission of greenhouse gases. We conclude that the proposed system is concise to solve transport problems and presents consistent solutions. Finally, the balance between the optimal solution and processing time is still a paradigm.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor até julho 2022.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46758
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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